Instituído Dia Estadual da Aliança de Amor no RS

14 de julho de 2016

O estado gaúcho celebra a data de fundação de Schoenstatt.

rio grande do sulKaren Bueno – Com a unanimidade dos votos presentes e uma abstenção, os deputados estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram nesta segunda-feira, 12 de julho, o projeto de lei nº 401/2015, que institui o Dia Estadual da Aliança de Amor, celebrado anualmente em 18 de outubro em todo o estado gaúcho.

O projeto é de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom, que retoma, na justificativa do mesmo, a história do Movimento Apostólico de Schoenstatt desde as origens, sua dimensão no Brasil e no Rio Grande do Sul – o estado brasileiro onde há o maior número de Santuários Filiais de Schoenstatt construídos. Ele cita ainda o trabalho dos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

O deputado Jorge comenta: “Eu achei que foi um gesto muito simples apresentar esse projeto de lei e ele ser aprovado, mas a grande conquista é ele [o Movimento Apostólico de Schoenstatt] ser reconhecido no estado inteiro”.

A Mãe conquistou o coração dos deputados de várias posições partidárias: “Algo bacana é que muitos colegas deputados não conheciam o Movimento. Explicando sobre essa coisa bacana que temos, esse espírito que é mais do que amor, é espírito de solidariedade, isso evidentemente comove a nós todos, nos deixa muito alegres, principalmente nessa época tão ruim em que vivemos, na qual só se fala em coisas ruins na política”.

Jorge Pozzobom é de Santa Maria/RS, de onde conhece o Movimento e se despertou para propor a nova lei. Perguntando se seu sobrenome está ligado ao Diác. João Luiz Pozzobon, ele responde: “Tem uma ligação. Nós não somos da mesma raiz, mas dentro da nossa árvore genealógica somos muito próximos e muitas vezes me chamam de João Pozzobon, confundem”, diz rindo.

A Mãe e Rainha se revela cada vez mais, em todos os âmbitos – políticos, sociais, familiares, etc. – como a grande missionária, que alcança seu lugar de cooperadora de Cristo em todos os ambientes. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado a incluir oficialmente em seu calendário o dia da Aliança de Amor como data comemorativa, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para mais detalhes sobre a nova lei, confira no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul: al.rs.gov.br