Formação de namorados à sombra do Santuário

9 de março de 2015

“Um namoro bem estruturado formará uma família bem estruturada”

namorados-2Karen Bueno – O que muitos casais de namorados buscam é crescer e amadurecer no amor, e a União de Famílias de Schoenstatt quer ajudá-los nesse desafio. Em Londrina/PR, no dia 1º de março, um grupo de casais inicia uma caminhada de estudos sobre a vida afetiva, à luz da Pedagogia do Pe. Kentenich. “A União de Famílias espera que esses casais possam crescer e amadurecer como seres humanos integrais, fortalecendo todas as suas áreas – afetiva, física, racional e espiritual. Principalmente ajudá-los a terem, desde já, a concepção de que a família começa no namoro”, diz Michele Fabricio, do XXI Curso da União e uma das dirigentes do grupo.

Os encontros contemplam temas como autoconhecimento e conhecimento mútuo, importância do amor, maturidade afetiva, temperamentos, sexualidade, importância da espiritualidade do casal, formação do ser humano integral, sacramento do Matrimônio, entre outros.

Participam desses encontros jovens casais que já estão namorando há algum tempo e sentem necessidade de aprofundar seu relacionamento. O grupo é aberto a todos, para aqueles que são do Movimento Apostólico de Schoenstatt ou não.

Michele conta que esse trabalho é fruto de uma experiência pessoal. Quando ela e o marido namoravam, sentiam a necessidade de crescer como casal, e isso foi possível graças à ajuda das Irmãs de Maria com a espiritualidade de Schoenstatt. Cleber e Larissa Gobato, que também são dirigentes, passaram pela mesma situação, e hoje querem oferecer essa possibilidade de crescimento para os namorados.

A primeira reunião é marcada por partilhas e dinâmicas, caminhando de maneira orgânica para a formação de um grupo de vida. “Partimos do princípio de que um namoro bem estruturado formará uma família bem estruturada, e é isso que nosso mundo precisa, de famílias que vivam à imagem da Sagrada Família, com valores, princípios e uma fé inabalável em Deus e na Mãe e Rainha”, ressalta Michele.

O trabalho com os jovens casais no Movimento de Schoenstatt ganha novo impulso depois do centenário da Aliança de Amor. A Tenda da Aliança Família apresentava trabalhos do mundo todo, sendo uma grande troca de experiências – vários projetos expostos tratavam da formação para namorados e noivos. O ápice desse impulso vem da audiência com o Santo Padre, quando o Papa Francisco comenta da necessidade de atenção aos jovens casais.

“Para nós, é uma grande alegria poder transmitir nossa experiência de casal para outras pessoas. Contamos com o Espírito Santo, a mão do Pai e com o cuidado da Mãe de Deus, para que assim como nós, estes casais que nos foram confiados alicercem seu relacionamento na rocha que é Jesus”, se alegram os dirigentes.

  • Suely

    Estou muito feliz por fazer parte desta Família maravilhosa que se preocupa com o crescimento de seus filhos em todos os âmbitos da sociedade. Parabéns por esta iniciativa… De fato o namoro é o princípio da família e se há segurança, boa formação e a presença de Deus no casal, a futura família só será beneficiada e os frutos serão os melhores. Deus os abençoe. Incluo-os em minhas orações.
    Um abraço e que a luz do Espírito Santo os ilumine sempre.

  • Lúcia M Muniz

    Bela iniciativa! Que outros centros de Schoenstatt possam fazer o mesmo.