Foi assim o Congresso de Outubro no Nordeste

4 de novembro de 2015

Família em Aliança junto ao Pai e Fundador.

congresso nordesteIr. M. Eliane Cunha – Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2015 aconteceu, em Fortaleza/CE, o 4º Congresso da Família de Schoenstatt do Regional Nordeste. Sob a orientação e coordenação de Ir. M. Neiva Pavlac, a Família de Schoenstatt local acolheu a todos os participantes com muita alegria e disponibilidade. O Congresso aconteceu no hotel Wirapuru das Irmãs Dorotéias, com direito a um pequeno Santuário que foi ‘construído’ em madeira, manifestando o desejo de um futuro Santuário filial na capital cearense. Ele foi montado numa parte externa do hotel e visitado constantemente pelos congressistas.

Na primeira noite, Pe. Pedro Cabello, diretor regional do Movimento, apresenta uma visão geral a todos os participantes sobre os desafios dos tempos atuais e as respostas que Schoenstatt oferece a partir da Aliança de Amor e do vínculo aos três pontos de contato. Ele aponta também o Memorando como fruto do Congresso de Pentecostes, em Schoenstatt, e como diretriz para o início do novo Século da Obra. Na sequência é feita uma meditação sobre a parábola do Filho Pródigo, trazendo presente o Ano da Misericórdia que será aberto pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no próximo dia 8 de dezembro.

santuario madeira

Santidade

O sábado é um dia de profundas reflexões e aprofundamento. Ir. Marialice Rodrigues inicia com o tema: “Nossa vinculação filial ao Pai e Fundador como reflexo da paternidade divina”. Os congressistas acompanham atentos e fazem muitas descobertas sobre a primeira parte do lema do ano – “Contigo, Pai”. Pe. Pedro dá continuidade apresentando os “Meios pedagógicos que Schoenstatt oferece para a formação do novo homem e da nova comunidade”, abrindo novos horizontes para todos os participantes.

No início da tarde a Família local prepara um momento de descontração muito alegre e divertido. Ir. M. Neiva então apresenta o terceiro tema: “A formação ética e moral de nossa Família, fundamento para a plenitude humana e cristã, exigência do tempo” e encaminha para um trabalho em grupo que traz reflexões valiosas no sentido prático da vivência da Aliança de Amor como resposta aos desafios do tempo presente.

Após a plenária há um momento muito bonito de oração do Terço junto ao pequeno Santuário montado no pátio do hotel. A meditação é conduzida por representantes do Terço dos Homens Mãe Rainha. À noite todos acompanham três testemunhos de graças por intercessão do Pai e Fundador e encerram o dia com a bênção do Santíssimo.

Missão

O domingo inicia com a Santa Missa e segue com as conclusões e encaminhamentos a partir dos encontros por ramos. Na celebração de envio, cada ramo do Movimento, também a Campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens, fazem uma oração de compromisso no sentido de assumir a missão seguindo os passos do Pai e Fundador.

O sentimento da Família de Schoenstatt é de gratidão por tudo que a Mãe realizou e continua realizando na vida de todos os participantes do Congresso de Outubro do Regional Nordeste neste ano de 2015.

Fonte: tabormta.org