Festa em Família é ainda melhor

6 de julho de 2016

Arraiá do Santuário Sião.

festa junina jaragua 2016Sueli Vilarinho – Fogueiras, fogos de artifício, trajes específicos, comidas e bebidas e a tradicional dança da Quadrilha de São João – com direito aos “noivos caipiras” e muita animação – marcam a festa junina do Santuário Sião da Unidade dos Corações no Pai, no Jaraguá, em São Paulo/SP. Nos dias 25 e 26 de junho a Família de Schoenstatt celebra a festa popular e a memória de Santo Antônio, São João e São Pedro junto ao calor e abrigo maternal da MTA, mostrando que o estar em família é a melhor parte da festa.

O “Arraiá” do Santuário Sião reúne, com alegria, cerca de 4500 pessoas da comunidade nos dois dias de festa. Cada ramo da Família de Schoenstatt cuida de uma das várias barracas de comidas, bebidas e brincadeiras, com a animação geral da festa conduzida por representantes da Liga de Famílias.

A festa começa, nos dois dias, após a Santa Missa. Durante a celebração eucarística o reitor do Santuário, Pe. Vandemir Meister, abençoa a fogueira que aquece e caracteriza o arraiá.

Num clima familiar de amizade, a comunidade recebe o grupo Sempre Amigos, que canta modas caipiras animando a noite. Para Marina Sousa, da Juventude Feminina de Schoenstatt, essa festa é diferente, pois a Família toda participa. Ela diz que, mesmo trabalhando em uma das barracas, se divertiu muito.

Como de costume, não poderia faltar o engraçado pau-de-sebo: quem se arriscava a subir e alcançava o topo do tronco, recebia uma recompensa. Para André Gandra, da Liga de Famílias, essa festa representa um pouco da cultura do país e tem um significado especial na da alegria e diversão das pessoas.

Como dizia o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, “o amor é a força que une e assemelha”, dessa forma a alegria familiar – que é fruto da Aliança de Amor – contagia os peregrinos e os faz uma grande família da Mãe e Rainha.