Família como a Igreja ensina

21 de janeiro de 2016

XIV Curso da União de Famílias de Schoenstatt realiza primeiro Encontro Anual

familiaPoliane Bôsco – Entre os dias 16, 17 e 18 de janeiro, o XIV Curso da União de Famílias de Schoenstatt se reúne no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, para o primeiro de seus Encontros Anuais, aprofundando-se no lema “Conselho Evangélico da Obediência”. Nesses encontros são apresentados os temas que o grupo irá trabalhar nas reuniões mensais durante o decorrer do ano.

O Encontro conta com a presença dos quatro casais do grupo, um casal formador e a Ir. M. Inácia Bett, assessora da União de Famílias no regional Sudeste. A União é uma das comunidades inseridas na Obra das Famílias de Schoenstatt, junto com a Liga e o Instituto de Famílias.

Uma família de famílias

Além dos casais, os filhos também participam dos Encontros. Por isso o casal Vagner e Marcia Uris, do V Curso – formadores deste grupo – destacam como ponto alto da União a participação da família. “O Encontro é de Família, participamos juntos com os nossos filhos”. Os casais e filhos são muito entrosados como uma verdadeira família.

No ano Santo da Misericórdia em que o Papa Francisco pede que sejamos misericordiosos uns com os outros, os casais da União destacam a importância de vivenciar o perdão na família. “O primeiro ponto de obras da misericórdia é trabalhar o perdão dentro da família”, explica o casal Andrea e Alexandre Santolino.

Atualização da Sagrada Família

A União de Famílias é formada por casais que querem viver conforme os ensinamentos da Igreja Católica, dentro da pedagogia do Pe. José Kentenich. Um dos ideais da União de Famílias é “Ser Família de Nazaré”. Na União os casais trabalham com mais profundidade os ensinamentos da Igreja e do Pai e Fundador para vivê-los na vida prática. O casal Adriano e Patrícia Carvalho explica que “o Movimento tem uma didática voltada para o desenvolvimento da verdadeira família cristã”.

Como alguns ramos do Movimento, a União de famílias tem um ideal nacional: “Família Santa do Pai, Tabor para o Mundo”. Cada curso também descobre o seu ideal e o do XIV curso é “Família, Tabor da Alegria, Instrumento da Fé na Divina Providência”. Ideal que vivenciam durante todo o encontro, sempre alegres mesmo com um dia chuvoso que acarreta algumas mudanças na programação.

Formação dos casais

Na União a formação dos casais dura aproximadamente 11 anos e passa pelo período de Candidatura, Primeira Consagração, Renovações da Consagração até a Consagração Perpétua. Pode-se dizer que é uma formação para a vida toda. E é essa formação contínua e aprofundada que mais atraiu a atenção do casal Eduardo e Patrícia Martins.
Os membros da União precisam ter um maior comprometimento e maior atuação no Movimento. O casal Odilon e Marcia Dellaspora, por exemplo, são coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na cidade em que moram, Bonfim Paulista/SP.

Atualmente, no Brasil existem 27 cursos da União de Famílias que se dividem entre os três regionais, Sudeste, Paraná e Sul. Mais informações pelo e-mail: bruniaodefamilias@gmail.com ou no site uniaodefamilias.com.br.