Faça um planejamento espiritual para 2016

7 de janeiro de 2016

Saiba como organizar seu crescimento pessoal.

calendarioKaren Bueno – Começo de ano é tempo de planejamento, de traçar metas para os próximos 365 dias. Muitos planejam comprar um carro ou uma casa, viajar, perder uns quilos, enfim, uma porção de propósitos. Mas… e um planejamento espiritual? É possível se organizar para ser uma pessoa melhor com Deus e com os homens? Pe. José Kentenich mostra que sim.

A Pedagogia de Schoenstatt oferece algumas ferramentas que tornam a santidade na vida diária prática, por meio da autoeducação. O objetivo da Obra, desde a fundação, é formar santos pelas mãos de Maria. Ela, a grande Educadora, “molda santos para os nossos altares”, dizia o Fundador.

Horário Espiritual: a santidade em suas mãos

Uma das ferramentas criadas pelo Pe. Kentenich para o desenvolvimento pessoal é o Horário Espiritual. Trata-se de uma planilha mensal, um programa diário de vida, onde em cada dia do mês as pessoas marcam a aspiração à qual se propõem (por exemplo: rezar três Ave-Marias ao acordar). “O Horário Espiritual é básico para a vida dos schoenstattianos; creio que é uma das coisas mais intuitivas e criativas que o Pe. Kentenich criou”, diz Pe. Ottomar Schneider.

O Horário Espiritual mostra que é possível ser santo no dia-a-dia, sem precisar fazer coisas extraordinárias. “Ele quer ser um ritmo na nossa vida do dia-a-dia. Se não centralizamos a nossa vida interior em pontos chave ao longo do dia, esse dia se vai com as preocupações externas, e quando chega a noite estamos vazios”, comenta Pe. Ottomar.

O sacerdote explica que essa ferramenta não busca apenas a vinculação com Deus – apesar de esse ser o seu objetivo principal – mas que trabalha também a relação de cada um consigo mesmo, com o próximo, com o trabalho, etc.

Pelas mãos de Maria

O Horário Espiritual pede prática, pede um propósito particular: “Propósitos particulares são pontos que eu normalmente trabalho. Por exemplo, se sou muito agitado, vou parar por um momento ao longo do dia e me acalmar. Se cumpro esse ponto que propus realizar, pego meu Horário Espiritual e marco que fiz isso”, diz Pe. Ottomar Schneider.

Manter a atitude de sempre marcar na planilha, se fez ou deixou fazer o propósito, ajuda a observar de perto o crescimento interior: “Se crio esses hábitos, meu interior chama por eles, então eu sinto necessidade de cumpri-los”, afirma o Padre de Schoenstatt.

No Movimento, o trabalho de desenvolvimento pessoal tem um objetivo maior: tudo é oferecido à Mãe de Deus como contribuição ao Capital de Graças. Os sacrifícios de santificação na vida diária são a base da espiritualidade, foi baseado nisso que a Aliança de Amor se concretizou e é onde está a dimensão apostólica da Obra.

Monte o seu Horário Espiritual

O Horário Espiritual funciona a partir do Propósito Particular – você observa as debilidades pessoais e aplica pontos corretivos a elas ou busca intensificar as virtudes. Esses propósitos corretivos têm como função vincular a pessoa a Deus, ao próximo, ao trabalho, consigo mesma. Acompanhe alguns exemplos práticos:

Vinculação a Deus
Meu propósito: ter mais tempo para Deus
Ação concreta que vou realizar: Dedicar 10 minutos durante o dia para falar com Deus.

Vinculação ao trabalho
Meu propósito: ser mais organizado
Ação concreta que vou realizar: Manter a mesa de trabalho sempre em ordem ao final do dia.

Vinculação comigo mesmo
Meu propósito: Fico parado boa parte do tempo, então preciso me movimentar
Ação concreta que vou realizar: Fazer 30 minutos de caminhada todos os dias

Vinculação com o próximo
Meu propósito: Sou impaciente, agitado, não escuto as pessoas
Ação concreta que vou realizar: ouvir tudo que a pessoa tem a dizer até o final, somente depois comentar.

Tendo definido em quais aspectos melhorar, é só jogar isso na planilha do Horário Espiritual. Veja o exemplo (clique para ampliar):

horario espiritual exemploOBS: Neste exemplo, a planilha é preenchida apenas até o 3º dia, e está marcada com números (0= não fiz / 1= fiz pela metade / 2= fiz corretamente), mas a marcação é livre, cada um marca da forma que achar melhor, com sinais, desenhos, etc., de acordo com a avaliação que fez de seu desempenho no decorrer do dia.

Clique para baixar a planilha do Horário Espiritual

Algumas dicas para o Horário Espiritual

Pe. Ottomar Schneider dá algumas dicas para um bom aproveitamento do Horário Espiritual:

– Ir pouco a pouco: É preciso começar devagar, escolher poucos pontos, somente assim é possível ir fixando hábitos.

– Se observar: o autoconhecimento é muito importante para reconhecer as debilidades que precisam ser mudadas, mas também enxergar as virtudes de cada um, que podem ser aprimoradas. Por exemplo: se sou preguiçoso, vou planejar ações que me corrijam neste sentido; por outro lado, se sou uma pessoa amigável, vou aplicar propósitos que intensifiquem essa virtude.

– Ser objetivo: escolher propósitos possíveis de serem realizados e que realmente me ajudem a crescer física, espiritual, intelectual e interiormente.

– Perseverança: Não é incomum as pessoas desistirem. A única maneira é sempre voltar de novo, até que consigam criar um ritmo. Por isso começar com pouco, mas começar com pontos chave que precisam ser mudados.

– Tornar o propósito positivo: em vez de formular um propósito negativamente (por exemplo: não vou comer muito no jantar), eu torno essa frase positiva (comerei pouco no jantar). Sempre para o lado positivo, enobrecendo sua atitude e tornando-a mais motivadora.

– Orientação espiritual: se possível, é importante ter uma orientação espiritual com um padre, consagrado(a) ou religioso(a). Se você mexe com contabilidade, no final do mês é preciso prestar contas, fazer o balanço. João Pozzobon, que tinha um Horário Espiritual incrível, era comerciante e dizia assim: “Se no fim do dia eu não fizer a minha contabilidade, o meu negócio vai à falência. Na vida espiritual é a mesma coisa, eu preciso fazer o controle do que fiz e do que não fiz”.

Sugestão de Leitura

Livro: Introdução em Schoenstatt (impresso como manuscrito para a Família de Schoenstatt), à venda no Shop Aliança, em Atibaia/SP. Rodovia Dom Pedro, Km 78. Telefone: (11) 4414-4219.