Exposição “Traços de um carisma!”

22 de junho de 2015

Contigo Pai, Família em Aliança: Santidade e Missão!

exposiçaoAlzira Alvim/Mercedes Querol Correa – No impulso missionário deste ano em tornar o Pai e Fundador mais conhecido, no dia 18 de junho, dentro das festividades da celebração do Dia da Aliança, ao toque do sino do Angelus às 12 horas, a Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro/RJ, inaugura a exposição “TRAÇOS DE UM CARISMA!” sobre a vida do Pe. José Kentenich, junto ao Santuário Tabor Redenção da Família.

Essa exposição é inspirada nas placas de bronze que se encontram nos jardins da casa materna onde nasceu o Pe. Kentenich, em Gymnich, na Alemanha, e quer proporcionar a todos os peregrinos do Santuário uma forma vital de contato com a vida de nosso Pai e Fundador.

Sentimos que quem se aproxima do Santuário, precisa também ser conduzido a um conhecimento maior sobre o Fundador, e nesse local ter a oportunidade de facilmente saber um pouco mais de sua vida, carisma e missão, seu pensamento e seu exemplo de fé e amor a Igreja!

Em dez estações, que contam resumidamente os marcos na história do Pe. José Kentenich ilustrados por banners, o visitante é incentivado a refletir sobre sua própria vida. Assim cada um pode também se inspirar pela força emanada da vida exemplar de nosso Fundador e revigorar sua caminhada.

Apenas no primeiro dia, mais de 150 pessoas percorrem o trajeto curto, mas tão vital! A vida, as mensagens, cada pequeno e singelo arranjo tocam os corações!

O pequeno berço e a renovação das promessas do Batismo (2ª estação – nascimento e batismo), o barco e os peixinhos onde escreviam os nomes dos sacerdotes pelos quais querem rezar (4ª estação – ordenação sacerdotal), a corrente na qual o visitante podia colocar do que precisava se libertar, (6ª estação – Dachau), as pegadas com sugestões de atividades apostólicas, o convite para fazer a Aliança de Amor, enfim, tudo traz uma riqueza de detalhes que toca os corações daqueles que percorrem o trajeto.

Todos, com calma, param, leem e meditam em cada estação!

No final da exposição, as pessoas são solicitadas a deixar seu testemunho dessa vivência, e também uma mensagem para o Pe. Kentenich, bem como levam a oração pela canonização para que possam continuar a pedir sua intercessão… e assim cada pessoa pode relatar: O que aprendi com a vida do Pe. Kentenich? Qual a estação que mais tocou a minha vida e por quê? O que da minha vida quero compartilhar com o Pe. Kentenich?

Algumas respostas:

O que aprendi com a vida do Pe. Kentenich?

1. A vida do Pe. Kentenich é exemplo de amor à Virgem e a Igreja. Quero seguir bem seu exemplo.
2. Fé, perseverança, obediência.

Qual a estação que mais tocou a minha vida e por quê?

1. 8ª estação – pela força e determinação do Pe. Kentenich, e as cruzes que faziam parte do painel me emocionaram.
2. 7ª (Viagens missionárias) – pela importância de cada passo que damos, de cada porta que abrimos.
3. 6ª (Livre decisão para o campo de concentração) – porque sempre temos que nos libertar. O pecado às vezes é contínuo.

O que da minha vida quero compartilhar com o Pe. Kentenich?

1. Minhas alegrias, sucessos e também minhas decepções e tristezas, pois estou passando um grande período de provação e é muito difícil.
2. Quero compartilhar o meu trabalho com as missionárias.
3. Tudo – Pedir a ele muita força para continuar a minha luta diária.

Muitos falam da gratidão que sentem pela existência do Pe. Kentenich e agradecem também pela exposição. A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro sente a ação do Espírito Santo e da Mãe e Rainha em poder proporcionar essa vivência a tantas pessoas.

Quem se interessar pela arte final dos banners ou quiser mais informações sobre as estações pode entrar em contato com o Santuário do Rio de Janeiro pelo e-mail: maeperegrinarj@gmail.com, ou pelo telefone: (21) 2442-1072.

Mais fotos