Em um mês, um novo Padre de Schoenstatt

16 de março de 2016

Rezemos pelo Ailton.

ailton

Ordenação diaconal em outubro de 2015

Karen Bueno – O Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt tem a alegria de celebrar a ordenação sacerdotal de mais uma vocação no Brasil. No dia 16 de abril o Diácono Ailton Brito Alves recebe o sacramento da Ordem na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo/SP, pelas mãos de Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo da Diocese de Santo André/SP.

“Cristo me amou e se entregou por mim” (Gal 2, 20) é o lema que impulsiona o ministério do novo sacerdote. Junto a essa frase, no convite para a celebração está a pintura de um padre alemão, conhecida como “A ceia dos pecadores”, retratando o encontro de Jesus com as pessoas marginalizadas que são retratadas na Bíblia – como o fariseu, o estrangeiro, a prostituta – pelos olhos do próprio Cristo. É assim que Ailton quer viver seu futuro sacerdócio, com alegria entre as pessoas que mais necessitam do amor do Pai.

ailton brito

“Escolhi o tema, a frase e a imagem pelo fato que eu me sinto um ‘misericordiado’, um perdoado. A minha história de vida vocacional tem sido de saber-me amado por Deus e pelos meus; quero transmitir isso que experimentei de Jesus às pessoas”, diz o Diácono.

A Santa Missa de ordenação será às 10 horas e a igreja fica na Praça Lauro Gomes, s/n, no Centro de São Bernardo do Campo. “A única expectativa que tenho é de consagrar-me a Jesus para sempre”, diz.

Como Família de Schoenstatt, como podemos participar desse momento tão especial? O Diácono e futuro sacerdote responde: “Podem rezar por mim. Agradeço por sua amizade e apoio durante esses anos de formação e me confio mais uma vez às suas orações pela fidelidade e fecundidade no meu serviço sacerdotal”.

Quem é o novo sacerdote?

Ailton nasceu no dia 22 de novembro de 1986, na cidade de São Bernardo do Campo. É o segundo filho do casal Maria e Manuel Brito Alves. Desde pequeno participou do grupo dos Pioneiros de Schoenstatt e mais tarde da Juventude Masculina, quando selou a Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

No ano de 2006, Ailton iniciou sua caminhada vocacional no Instituto, ingressando no noviciado dos Padres de Schoenstatt em Tupãrenda, no Paraguai. Com seus irmãos de seminário – ao qual pertence o Pe. Júlio Fabiano Rodrigues – forma o curso Dilectio Patris Vivens ex Sion (Amor Vivo do Pai desde Sião).

Em 2007 o seminarista é enviado para Mar del Plata, na Argentina, para realizar seu estágio laboral no Hospital Regional dessa cidade. No ano seguinte mudou-se para Santiago, no Chile, para estudar Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile, junto com seus irmãos de curso. Durante esses anos realizou diversas tarefas apostólicas com a Juventude Masculina desse país, também com os jovens no Brasil, com o Jumas do regional Paraná, residindo em Londrina/PR.

De volta ao Chile em 2012, trabalhou no Colégio Paulo Apóstolo por um ano. Durante o ano do centenário da Aliança de Amor, 2014, viveu em Puente Alto, trabalhando com grupos de Crisma no Colégio Pe. Kentenich e na Capela Senhor da Misericórdia.

Ailton foi ordenado Diácono no Colégio Maior Pe. José Kentenich em Santiago do Chile no dia 31 de outubro de 2015 e atualmente desempenha seus trabalhos pastorais na Paróquia Santana, em Londrina/PR.

ailton