Em saída, como João Pozzobon

19 de março de 2016

Jornada Regional de Coordenadores da Campanha.

coordenadores santa mariaIr. M. Rosequiel Fávero – Quase uma centena de coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) do estado do Rio Grande do Sul se reúne junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, nos dias 12 e 13 deste mês. As primeiras delegações chegam já na tarde de sexta-feira para sua jornada anual, dias de encontro, fortalecimento e atualização para o apostolado.

Toda a jornada se desenvolve sob a luz do lema ‘Schoenstatt em Saída’, que resume o impulso missionário do Movimento Apostólico neste tempo pós-centenário e no Ano Santo da Misericórdia.

A manhã de sábado é focada na pessoa e exemplo do iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, Diác. João Luiz Pozzobon, e é concluída com a Santa Missa celebrada junto ao seu túmulo, na capela Nossa Senhora das Graças.

Durante a tarde, as reflexões se voltam para o Ano Santo da Misericórdia. A conferência do Pe. Anderson Nascimento, capelão militar do exército, ajuda os participantes a entenderem os objetivos do Ano Santo e as indulgências. O encontro segue com um momento de oração preparado pelos representantes da Diocese de Frederico Westphalen/RS. Enquanto isso, quatro sacerdotes atendem confissões, que se prolongam até a noite.

A vivência da noite enfatiza que Deus ama a todos e os quer como seus instrumentos, ainda que sejam tão fracos e miseráveis. Ele é o Mestre que sabe fazer um vaso precioso surgir dos ‘cacos’ pessoais, aponta a vivência.

A missão é agora

O domingo é reservado ao tema ‘Schoenstatt em saída’. Ir. M. Denise Ternes apresenta aos coordenadores as conclusões do Congresso de Pentecostes, realizado em maio de 2015, em Schoenstatt/Alemanha, e introduz as reflexões em grupo, levando os coordenadores a discutirem ideias de aplicação do ‘Schoenstatt em saída’ à sua realidade diocesana.

No final da Santa Missa, presidida pelo assessor regional da CMPS e postulador da causa de beatificação de João Luiz Pozzobon, Pe. Argemiro Ferraccioli, os coordenadores caminham em procissão ao Santuário, onde recebem uma cópia do ‘Memorando’ elaborado no Congresso de Pentecostes. Por esse singelo ato, afirmaram sua prontidão em empenhar-se para que a Campanha da Mãe Peregrina – que já é em sua essência Schoenstatt em saída – colabore com todo o Movimento para realizar a ‘Igreja em saída’, que tanto pede o Papa Francisco.

A Jornada Regional de Coordenadores encerra-se com uma pequena solenidade de bênção do novo relicário para imagem Peregrina Original. Nessa singela cerimônia todos podem escutar a voz de João Luiz Pozzobon em testemunho, dizendo que não houve dificuldade ou obstáculo que o impedisse de entregar-se totalmente pela missão.

Como resposta, todos renovam a oração de compromisso como coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e são enviados em missão… Schoenstatt em saída!

Fonte: tabormta.org