Missões Jubilares da Família de Schoenstatt no Brasil

13 de maio de 2015

Inscreva-se e celebre os 80 anos de Schoenstatt no Brasil.

jacarezinhoKaren Bueno – 2015 é ano jubilar para o Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. Há 80 anos, as primeiras doze Irmãs de Maria chegam à Terra de Santa Cruz, enviadas pelo Fundador, Pe. José Kentenich, para anunciar o seu carisma e iniciar o Movimento de Schoenstatt. Com elas vêm a fundação dos Ramos, a construção de Santuários. a consolidação da Obra em solo nacional.

A primeira cidade a acolher as Irmãs de Maria é Jacarezinho/PR, considerada o portal de Schoenstatt no Brasil. Ir. M. Jacinta Donati, assessora da Obra na cidade paranaense, comenta: “É um marco significativo, justamente no primeiro ano deste novo século, a celebração dos 80 anos de Schoenstatt no país. As Irmãs trazem a semente de uma grande missão à nossa pátria”.

Como é costume na Obra, datas festivas não podem passar em branco, pois aos jubileus estão vinculados graças e missão jubilares. Por isso, uma grande comemoração é preparada para o mês de julho deste ano na cidade de Jacarezinho e todos são convidados.

Como será a celebração

Os Santuários de todo Brasil celebram os 80 anos da chegada das Irmãs de Maria ao país. Em Jacarezinho, a comemoração será com a realização de Missões Jubilares. “Queremos que cada pessoa de Jacarezinho saiba dessa história; já falamos bastante em 2014, e agora queremos reforçar que Schoenstatt chega ao Brasil, oficialmente, por nossa cidade”, diz Ir. M. Jacinta.

O formato dessas missões será parecido com o das Missões Familiares, que ocorrem no regional Paraná: “Ainda não vamos fazer Missões Familiares, como de costume, por falta de estrutura. Mas, essas serão missões jubilares. Queremos a participação de, no mínimo, 150 missionários, divididos em 30 para cada paróquia da cidade”, explica a assessora local.

Meu presente, minha missão

As Missões Jubilares acontecerão de 16 a 19 de julho, nas paróquia da cidade de Jacarezinho. Podem participar casais (com o casamento sacramentado), jovens, adultos e crianças (com menos de 16 anos apenas acompanhadas pelos pais).

No dia 19, haverá uma grande festa – será a celebração oficial do jubileu e o encerramento das missões. Para esse dia, são esperadas várias pessoas e já há algumas caravanas confirmadas. Quem quer participar, pode entrar em contato com a secretaria do Santuário: Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, telefone: (43) 3527-1133, e-mail: santuario.jacarezinho@gmail.com, skype: santuario.jacarezinho

Inscreva-se e faça parte desta história

Participe das Missões Jubilares de Schoenstatt. O formato será semelhante com o das Missões Familiares. Os missionários ficam abrigados em escolas e instituições da cidade e saem com a imagem da Mãe Peregrina de casa em casa, falando do amor de Deus e ouvindo os anseios desses lares. A vida em comunidade é uma das riquezas das Missões em Schoenstatt, ajudando no espírito de Família.

O valor da inscrição é R$ 25 individual e R$ 15 para a família. A inscrição inclui alimentação e transporte nos dias de missão, porém o deslocamento até o Santuário fica a critério de cada um. É preciso levar, além de roupas quentes de inverno (já que será no mês de julho) e materiais de uso pessoal, um colchonete ou saco de dormir e coberta.

Para participar das Missões Jubilares é obrigatória participação na pré-missão, que será no dia 16 de julho, às 14h, no Santuário de Jacarezinho. Para se inscrever preencha a ficha [CLIQUE] e envie para o e-mail: santuario.jacarezinho@gmail.com até o dia 15 de junho.

Baixe a carta convite das Missões 

Foi assim que começou

No dia 12 de maio de 1935, as doze Irmãs pioneiras se reúnem no Santuário Original, com o Fundador, Pe. José Kentenich. Ele lhes entrega a cruz missionária e as envia ao Brasil, a fim de edificar no país o reino da Rainha Schoenstatt.

Nesta ocasião, Pe. Kentenich diz: “Partimos de Schoenstatt e levamos a cruz. Tomamos também uma segunda coisa conosco, isto é, o nosso pequeno Santuário. Este pequeno Santuário será um lar para nós. Aqui temos nosso abrigo espiritual”. E acrescentou: “Mater Habebit curam – A Mãe terá o cuidado”.

As Irmãs aportaram em Santos/SP no dia 10 de junho de 1935, de onde se dirigiram para Jacarezinho/PR . Ali atuaram no seminário dos palotinos e, tendo se adaptado um pouco à cultura brasileira, iniciaram suas atividades para a fundação de várias casas e dos vários ramos do Movimento.