Eles trazem o Santuário Original até nós

12 de fevereiro de 2016

Família Hug: uma família em saída!

familia hugIr. M. Nilza P. da Silva/Karen Bueno – Imagine essa situação (bem conhecida dos brasileiros): Você mora longe do Santuário Original, a milhares de quilômetros, a mais de um oceano de distância; você nunca o visitou pessoalmente, ou então já foi até lá, mas sente uma saudade imensa, pois, apesar da distância, ali repousa o seu coração. O que fazer para sentir-se mais próximo dele? Esse não é o caso da família Hug, que mora na Alemanha, bem próximo ao Santuário Original, mesmo assim essa situação já passou pela cabeça deles.

Como uma família apostólica, os Hug realizam um trabalho voluntário bastante importante para a Família Internacional de Schoenstatt. No final de dezembro de 2008 eles criaram o canal online Schoenstatt TV, que transmite imagens ao vivo pela internet, acompanhando os principais eventos ao redor do Santuário Original. No dia 6 de janeiro de 2009 foi ao ar a primeira transmissão.

“Nosso objetivo era: o que podemos fazer para que todos os schoenstattianos, no mundo inteiro, possam se encontrar no Santuário Original e rezar? Sabíamos que tecnicamente devia ser possível. Mas, como, não sabíamos”, conta Agathe Hug.

O trabalho é espontâneo, não é um serviço oficial da Obra de Schoenstatt, e é feito em paralelo com outras atividades pessoais. Atualmente a equipe de Schoenstatt TV é composta por cinco pessoas, três mulheres e dois Irmãos de Maria de Schoenstatt. Neste Carnaval, quatro deles visitam o Brasil: Agathe Hug, que é médica e cuida da parte organizacional do projeto; Judith Bihlmaier, que trabalha com configuração de mídias e colabora na parte técnica das transmissões; Cecília Gebhard, teóloga, que ajuda nas filmagens, fotografias e edição de vídeos; e Johannes Hug, Irmão de Maria, que ajuda no suporte técnico.

Agathe compartilha: “Às vezes a gente quase não se dá conta de como é grande o privilégio de estar tão próximo do Santuário. Mas, sabendo disso, cresce também a responsabilidade de proporcionar às outras pessoas a possibilidade de terem uma vivência lá”.

Na terra do Tabor

Não é a primeira vez que os produtores de Schoenstatt TV vêm ao Brasil. Eles já visitaram, algumas vezes, a casa dos Irmãos de Maria em Santa Maria/RS, no distrito de Itaára. Porém, essa é a primeira vez que chegam a Atibaia: “Um objetivo que sempre nos acompanha nessas viagens pelo mundo é conhecer, vivenciar a Família de Schoenstatt local, para ter uma ideia das realidades e o que acontece realmente em cada lugar”.

Além de descansar, a intenção dos alemães dessa vez é conhecer a sede da TV Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP, cuja equipe conheceram durante as transmissões do centenário da Aliança de Amor em 2014. A passagem deles inclui uma parada em Aparecida/SP, na Basílica Nacional, para “abrir os horizontes”, como comenta Agathe.

Impressões

Na primeira passagem pelo Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, eles compartilham suas surpresas: “Tenho a impressão de que aqui há uma atmosfera muito vital, que existe muita vida por trás de tudo isso, não vida somente pela movimentação, pelos eventos, mas uma vida que vem de dentro”, diz Agathe. Cecilia resume a explicação na palavra “descomplicação”, que não há uma tradução exata, mas permite compreender o ambiente e a vivência ao redor do Santuário.

Judith comenta sobre a abertura encontrada nas pessoas e no lugar, também conta como lhe impressionou o trabalho realizado com a Campanha da Mãe Peregrina. Ir. Johannes confessa: “Eu sempre tive uma preocupação de que a Campanha se restringisse a uma devoção popular, mas agora vejo que tudo é acompanhado espiritualmente e levado a uma maior profundidade. Eu realmente gostei muito. Preocupava-me que se quisesse somente impressionar com números, enviando um monte de imagens no meio do povo. Mas, agora vejo como se tem um grande esforço para dar conta da organização e da espiritualidade.”.

Tudo o que conheceram e descobriram sobre a Campanha da Mãe Peregrina, segundo a equipe, dá novo impulso para a missão com a Schoenstatt TV. “Penso que uma contribuição é realmente trabalhar com o objetivo de oferecer matérias que interessem tanto a esse movimento popular como também àqueles que estão dentro dos ramos do Movimento de Schoenstatt”, comenta Cecilia.

Uma web TV schoenstattiana

O canal Schoenstatt TV não produz vídeos e reportagens diversos, mas transmite eventos que acontecem ao redor do Santuário Original, como algumas missas solenes, a renovação da Aliança de Amor nos dias 18, a bênção da noite. Por ser um trabalho voluntário, nem sempre a equipe está presente em todos os eventos. Mas, eles avisam com antecedência, no site, as programações que irão transmitir. Um exemplo aconteceu nas celebrações de Natal, agora no final do ano: graças a esse trabalho foi possível acompanhar os eventos natalinos no Santuário Original, muitas vezes traduzidos para o espanhol.

É deles também a câmera que transmite imagens – ao vivo e em tempo integral – do Santuário Original, a chamada “janela para Schoenstatt”: Clique para ver. Ali todos, de qualquer lugar do mundo e na hora que desejarem, podem ver pela internet o Santuário Original.

Todas as filmagens ficam disponíveis num acervo digital, no site da TV. A página é traduzida para o alemão, espanhol, inglês e português. Essa é a estratégia missionária que eles encontraram para reunir a Família de Schoenstatt ao redor de sua fonte. Todos podem desfrutar e prestigiar esse belo projeto. Ir. Johannes afirma: “O retorno que a gente recebe nos dá força para continuar com nosso empenho”.

Clique para conhecer a Schoenstatt TV