Dois Cursos dão um “sim” perpétuo na União das Mães

25 de julho de 2016

“Mãe Três Vezes Admirável, quem me vê te veja!”

uniao das maesKaren Bueno – Com grande alegria, a comunidade apostólica da União de Mães de Schoenstatt no Brasil celebra a consagração perpétua de seu III e IV Cursos. 12 mulheres dizem um “sim” perpétuo à vocação de mãe, esposa e profissional consagrada, que refletem, por seu ser e agir, a imagem de Maria. No dia 19 de julho, durante o retiro anual no Santuário de Atibaia/SP, toda a comunidade acompanha e festeja a consagração das mães, coroando um período de dez anos de formação que seguiram esses Cursos até então.

Eliana Soncin, dirigente da comunidade no Brasil, comenta: “A oportunidade de um retiro anual, embora previsto nos nossos estatutos, é acima de tudo sempre um presente de Deus. Nesse retiro, o III e IV Cursos completaram um ciclo de formação, fizeram sua consagração Perpétua e configuram novos pilares de uma comunidade em fundação, que o bom Deus e a Mãe querem construir. Isto é uma grande alegria!”.

maes

III Curso (Clique para ampliar)

Fátima Maria Salgado de Mello, do IV Curso, acentua: “Os frutos colhidos durante esses anos foram imensos, mas também muitos oferecimentos ao Capital de Graças. O que eu posso dizer é que aqui verdadeiramente é meu lugar. Deus Pai me plantou na Comunidade da União de Mães e eu dei o meu sim perpétuo”. Essa consagração traz maior significado à sua vocação: “O viver organicamente da mulher e da mãe, desejado por Deus, é o que nos move. É viver a Aliança de Amor perpetuamente; é pegar o arado e seguir causando muitas alegrias à MTA e ao Pai e Fundador. E a Deus Pai dizer perpetuamente: eis-me aqui”.

O III Curso é formado por: Bertha Freire, Junice Maria Rocha, Maria Augusta Bruschini, Maria Cristina Lucietto, Maria Edna Gonçalves, Neusa Maria Rocha, Suely Bayerlein e Vania Santa Cruz.

O IV Curso é composto por: Fátima Maria Salgado de Mello, Marta Diná Manso, Jorgina Maria Antunes e Ivete Ferreira.

maes uniao

IV Curso (Clique para Ampliar)

A União das Mães

Segundo Eliana, a comunidade da União das Mães é formada por mulheres que vivem sua vocação de esposa, mães e profissionais, mas que também, de maneira original, por uma vocação original, se consagram pela Aliança de Amor e assumem os ideais da comunidade e da Família de Schoenstatt. Elas querem, como “pequenas Marias”, trabalhar para o resgate e a formação de mulheres que, na integridade e na felicidade, vivam a vocação que de Deus receberam e contribuam para uma sociedade com princípios mais cristãos, alicerçada no amor e na defesa da vida.

A União de Mães é uma comunidade nova no Brasil e atualmente conta com sete Cursos, 44 mães, sendo que quatro desses Cursos já fizeram a consagração Perpétua e outros três seguem na caminhada. Além disso, há vida nova surgindo na comunidade, com a formação de três possíveis novos Cursos. Neusa Maria Rocha, do IV Curso, explica:

Nós, mães unionistas, pertencemos à Comunidade Apostólica da União de Mães de Schoenstatt, idealizada por nosso Fundador, Pe. José Kentenich, para sermos sinais da presença de Maria no mundo, com a tarefa de fazer Cristo nascer novamente nos corações, para que a humanidade possa reconhecê-lo e amá-lo como o nosso Salvador que, em eterna aliança do amor divino, tem a missão de nos guiar de volta para Deus Pai.

Após anos de formação na espiritualidade schoenstattiana, na força do Espírito Santo, sob a proteção de nossa Mãe Santíssima e acompanhadas pelo olhar paternal do nosso Fundador, seguimos unidas por um caminho de transformação, crescimento espiritual e entrega, culminando com o nosso “sim” perpétuo a Deus Trino e nossa Rainha de Schoenstatt, ao nosso Pai e Fundador e à sua Obra, como também à Comunidade da União de Mães.

Unidas à Maria em sua missão de acompanhar seu Filho amado na dor e na alegria, obedientes aos planos de amor do Pai, queremos alegremente imitá-la, mesmo quando a cruz pesar em nossos ombros, porque sabemos que jamais estaremos sozinhas. “Com liberdade e magnanimidade aspiramos viver a nossa vocação de mulher e mãe desejada por Deus – sermos pequenos reflexos de Maria no mundo: sua maternidade, nobreza, dignidade, filialidade, obediência, fidelidade, fortaleza, silêncio, vida de oração e serviço ao próximo,…”

Jesus e sua Mãe Santíssima estarão sempre conosco, abençoando-nos em nossa missão apostólica de servir a Schoenstatt e à Igreja, vivendo o ideal da nossa Comunidade Apostólica da União de Mães de Schoenstatt de acordo com seus Estatutos e como nosso Pai e Fundador o previu: “Mãe Três Vezes Admirável, quem me vê te veja!”

Clique para saber mais