Dias de Pentecostes: aqui se decide sobre a Família!

16 de junho de 2015

Presidência Nacional se reúne, em Atibaia/SP

DSC01867

Ir. M. Nilza P. da Silva – A Obra Internacional de Schoenstatt possui uma organização diferente da maioria das fundações na Igreja e também de outras tantas organizações: não há uma única pessoa responsável pela Obra. O último responsável é sempre o Fundador, Pe. José Kentenich. Cremos e vivenciamos que, em Deus, ele continua presente e atuante com o seu carisma paterno dentro de sua Família Internacional. A coordenação da Obra Internacional está sob a responsabilidade da Presidência Internacional, composta pelos superiores gerais dos Institutos e Uniões, e decide por consenso sobre os temas abordados. A coordenação nacional está sob a responsabilidade da Presidência Nacional, que também decide sobre os diversos temas por meio do consenso, e é composta pelos superiores com última responsabilidade pelos Institutos e Uniões, os Ramos das Ligas e dos peregrinos são representados pelo Diretor Nacional.

Um grêmio com o coração aberto e a responsabilidade nas mãos

Pe. Vandemir Meister, superior dos Padres de Schoenstatt, no Brasil, tem a coordenação das reuniões e explica a finalidade desse grêmio: “Em primeiro lugar, todo Movimento tem uma última coordenação, pois, a Igreja é hierárquica. O Movimento  Apostólico de Schoenstatt, em toda a sua expansão, tem também uma cabeça que se chama “Presidência Nacional”. Junto com a Central Nacional de Assessores, a Presidência tem a responsabilidade primeira pela ortodoxia doutrinal, pela expansão e a pastoralidade do Movimento. Ao mesmo tempo, tem a função de coordenação entre todas as comunidades que compõe a Família de Schoenstatt e é a última instância de responsabilidade e diálogo com a Igreja, com os bispos, representa ainda o Brasil, em relação a outros países, para eventos internacionais. Além disso, quando no Movimento de Schoenstatt, no Brasil, se quer realizar algum evento nacional, o correto é fazer isso via Presidência Nacional, no qual todos os regionais estão representados. Podemos dizer que tudo o que é acima da dimensão regional e nacional vai via Presidência.”

Com o olhar voltado para o futuro

Dias 12 e 13 de junho, a Presidência Nacional se reuniu junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai. Pode-se imaginar que dias de reuniões da Presidência Nacional são dias de Cenáculo, pois ali se decide sobre questões fundamentais para o desenvolvimento e aplicação do carisma do Pe. Kentenich para a sua Família de Schoenstatt. Raquel Padilha, superiora do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, no Brasil, participa dessas reuniões, em Atibaia, e nos diz sobre os temas tratados: “Nesta reunião, falamos sobre esta nova etapa que estamos vivendo como Família de Schoenstatt Internacional, também sobre o Congresso de Pentecostes, o que ele significou para a Família de Schoenstatt e qual a visão que temos para o nosso futuro. Nós olhamos para as necessidades atuais, especialmente para a Igreja e o pedido do Papa Francisco, para sair ao mundo. Queremos levar, especialmente, o nosso carisma para a sociedade em geral e também, cada vez mais, para dentro do próprio Movimento de Schoenstatt. Olhamos ainda para dentro de nossa Família de Schoenstatt, para os diferentes Ramos e as iniciativas, tanto internas como externas.”

Como autênticos schoenstattianos, a seriedade com que os temas são tratados não significa que a atmosfera das reuniões sejam sem alegria. A espontaneidade com que cada um se expressa indica a confiança mútua entre os membros, a alegria e a confiança na Divina Providência assegura um clima de constante alegria e gratidão por tudo o que Deus realiza por meio da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em sua atuação nos Santuários. Mais do que um grêmio, é uma Família unida, irmãos na Aliança de Amor.

  • Pater Hans Peter Lechler

    Minhas
    orações voar atrás de você, eu acho que o Espírito Santo é
    “reconhecido”-los ainda hoje! “Brasil, Brasil, terra Tabor da Peregrina,
    Brasil, Brasil eis o jardim de Mãesinha!” (Agora eu ir e cantar a Mãe
    no Santuário Original isso. „smile“-Emoticon )