Dia de Aliança e de despedida

29 de janeiro de 2016

Um belo dia 18… Num “belo lugar”

rio de janeiroMaria Dolores Melo – No primeiro dia 18 do ano, a Família de Schoenstatt do Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro/RJ, vive um momento muito marcante: acolhe os peregrinos que chegam para experimentar as graças especiais da Porta Santa, celebra a Santa Missa de renovação da Aliança de Amor e se emociona com a despedida de Ir. M. Agnes Marqueto, assessora do estado por 15 anos.

Próximo às 13 horas os peregrinos já lotam a Tenda. Caravanas de várias cidades – Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu – se acomodam nas cadeiras para a reza do Terço, que inicia às 14 horas. A Mãe da Misericórdia acolhe e abençoa este povo de fé!

Em seguida começa a Santa Missa, presidida por Pe. André Villar, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, bairro Recreio. Num clima de alegria, mas com um toque já de saudades, Pe. André convida a refletir, em sua homilia, sobre o que a Palavra de Deus diz nesse momento, traçando uma perfeita consonância entre a Palavra e a vida consagrada das Irmãs de Maria de Schoenstatt:

– 1Sam 15, 22: “Mas Samuel replicou: O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros”.
– Mc 2, 22: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Após a Sagrada Comunhão, todos renovam a Aliança de Amor e Ir. M. Agnes é chamada para receber a homenagem preparada pela Família de Schoenstatt. São muitos presentes, abraços e gestos de gratidão. Um dos presentes é uma pequena imagem do Cristo Redentor, para que ela não se esqueça da Cidade Maravilhosa que a acolheu nesses seus 15 anos de trabalho, amor e dedicação!

A nova assessora do Rio de Janeiro é a Ir. M. Daniele Araújo, que até então atendia a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Ir. M. Agnes segue com sua missão no Secretariado Pe. José Kentenich, em Atibaia/SP, se empenhando pelo reconhecimento e canonização do Pai e Fundador. No Rio de Janeiro, junto com Ir. M. Daniele fica também Ir. M. Nelly Mendes.

Da Família de Schoenstatt da capital fluminense se sobressaem as palavras do comentário inicial: nosso coração transborda de alegria com a boa semente do amor à Mãe de Deus plantada nessa Terra Maravilhosa, por Ir. M. Agnes, e se compromete a continuar a missão.

Mais fotos