O que significa renovar a Aliança de Amor em cada dia 18?

18 de novembro de 2015

Mãe, hoje é seu dia, hoje é nosso dia!

Ir. M. Nilza P. da Silva – Cada dia 18 é um dia de festa para a Família de Schoenstatt em todo o mundo!

Cada dia 18 é dia de renovar

Nesse dia, os que selaram a Aliança de Amor peregrinam física ou espiritualmente ao Santuário e a renovam. Atualiza-se assim, mensalmente, o grande dia 18 de outubro de 1914. Mas, não apenas com os adolescentes e o Pe. José Kentenich, mas, a cada dia 18, podemos dizer que, o Santuário Original se amplia pelos quatro cantos do mundo, onde um coração se abre para viver a mesma Aliança que eles selaram: “Também nós saboreamos semelhante alegria familiar. Esta capelinha pertence à nossa pequena família… na qual reina nossa Mãe celestial… Alegramo-nos e não permitimos que alguém nos roube esta alegria”.

Cada dia 18 é dia de recomeçar

Entramos no Santuário com nossos presentes de amor, para encher novamente a talha do capital de graças. Mas, talvez, Pe. Kentenich nos diga, como no dia da fundação: “Sob o fumo e a poeira do dia útil, talvez, se desfizeram muitos ideais. Muitos princípios que… pareciam-nos inquebrantáveis, não resistiram a prova na vida prática. No entanto… também hoje nos anima o anseio de alcançar a vitória, isto é, a conquista do ideal… Não, meus queridos congregados, não perdi a confiança em vós. Sei que construindo sobre o que até agora conquistamos, faremos grandes progressos… Cada um de nós deve alcançar o mais alto grau imaginável  de perfeição de estado de santidade. Não simplesmente o grande e o maior, porém, o máximo há de ser a meta de nossa mais elevada aspiração“.

Cada dia 18 é dia de confiar

Assim como nós renovamos a Aliança, escolhendo  novamente a Mãe e Rainha como nossa grande educadora, o Santuário como nossa escola de educação e a obra de Schoenstatt como nosso serviço para a Igreja, a Mãe e Rainha também nos escolhe de novo e renova também o compromisso se nos educar e conduzir: “Não vos preocupeis com a realização do vosso desejo. Ego diligentes me diligo. Amo aos que me amam. Provai primeiro que realmente me amais e tomais a sério os vossos propósitos”.

Cada dia 18 é dia de reassumir

Mesmo que seja com uma oração bem curta, num minuto, o dia 18 se torna um dia de renovação, pois nós também assumimos novamente a grande missão de nos empenhar diariamente, ali  onde estamos, pela renovação do mundo, por uma cultura da aliança. “Posso revelar-vos a idéia predileta que acalento em meu interior… Não seria possível que a Capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestem as magnificências de Maria? Sem dúvida, maior ação apostólica não podemos realizar, herança mais preciosa não podemos legar aos nossos sucessores do que mover Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui, de modo especial, o seu trono, distribuir seus tesouros e realizar milagres da graça… Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar! “

Cada dia 18 é dia de Família

Nesse dia, mesmo que não nos vejamos, nos encontramos no Santuário. Na casa da Mãe, unidos ao Pai, somos uma Família abençoada e que é uma grande bênção para toda a Igreja e o mundo. Pe. Kentenich no diz: “Pessoalmente, habituei-me a consagrar o dia 18 de cada mês, para renovar a Aliança de Amor, em união com toda a Família… Seja a Família que agora está aqui ou no além, seja na Igreja que está aqui na Igreja padecente ou na Igreja triunfante. Permitam-me, neste momento, considerar Schoenstatt como a Igreja, a Igreja no pequeno. No dia 18, sempre procuro aprofundar em mim a consciência de uma comunidade de amor com todo o mundo de Schoenstatt, e assim aprofundo de novo a responsabilidade por todos” (1950).

Onde quer você esteja, vamos juntos ao santuário!

Se ainda não selou a Aliança de Amor e deseja fazê-lo, diga isso para a Mãe e procure informações sobre a preparação. Se já a selou, vamos juntos renovar a Aliança, entregar nossos sucessos e fracassos ao capital de graças e começar de novo.

Somos instrumentos, filhos amados, com quais a Mãe de Deus quer edificar uma nova cultura. “Aqui queremos construir tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto! Esta ideia é ousada, quase ousada demais para o público em geral, mas não para vós. Quantas vezes na história universal, fatos pequenos e insignificantes, converteram-se em grandes acontecimentos. Por que não poderia também ser este o nosso caso? Quem conhece o passado… não terá dificuldade em crer que a Divina Providência planeja algo especial com (nossa Família)!”

  • Maria Lucia Lauriano de Souza

    Obrigada Mãe pela Vossa intercessão em todos os momentos e situações da minha vida. Grandes obras estão sendo realizadas no seio da minha família desde o dia em que selamos a nossa Aliança de Amor no Santuário de Atibaia.

  • Maria D’Ajuda Guimarães Souza

    Confio plenamente no Apostolado da Mãe Rainha.É Bênçãos sobre Bênçãos,é inexplicável as maravilhas que são concedidas as pessoas que participam deste lindo Movimento Mariano,é Deus agindo na vida das pessoas que fazem parte deste grande grupo de Devotos,é Santíssima Virgem apontando Jesus continuamente para cada criatura da face da Terra,é Deus presente em nós,através da intercessão da Sempre e Bem Aventurada Virgem Maria.Amém!Aleluia!

  • Somacruso

    Confio em teu poder e em tua bondade, em ti confio com filialidade, confio cegamente em toda situação, Mãe no Teu Filho e na tua proteção.

  • Luciammuniz

    Setembro é um mês especial na minha vida de schoenstatiana. Muitos chamados, acontecimentos, mas destaco o que considero como o grande marco – a minha aliança de amor selada com a Mãe no Santuário Tabor Matris SAlvatoris, em 28 de setembro de 2002. Celebro com muita alegria o meu primeiro jubileu, 10 anos de exercício de fidelidade e filialidade a minha Rainha, que me conduz todos os dias para o meu Rei.

    Lúcia Muniz

  • ANGELA APARECIDA DANTAS

    ANGELA APARECIDA DANTAS…EU FIZ ALIANÇA DE AMOR DEPOIS RENOVEI NOVAMENTE E MUITO BOM APRENDER AS MARAVILHAS COM NOSSA MAE ELA E A MINHA EDUCADORA.CUIDA DE MIM E MINHA FAMILIA. MAE RAINHA.

  • ANGELA APARECIDA DANTAS

    ANGELA APARECIDA DANTAS.DIOCESE DE SANTO AMORO.SEMPRE QUE POSSO VOU ATE AI VIZITAR A MINHA MAE RAINHA E VENCEDORA.ELA E A MINHA AMIGA FIEL.MINHA EDUCADOURA CUIDA DE MIM E MINHA FAMILIA.EU ERA UMA FAMILIA QUE RECEBIA A MAE SOU MISSIONARIA COORDENADOURA TUDO E COM A MAE RAINHA.AGRADEÇO AO NOSSO PAI FUNDADOR POR ESTE APRENDIZADO E MARAVILHOZO.QUE A MAE RAINHA ME ENCINE SEMPRE A CAMINHA COM ELA PARA EVANGELIZAR MEUS IRMAOS EM JESUS E MARIA.VOU SEMPRE NO SANTUARIO DA VILA MARIANA VIZITAR A MINHA MAE RAINHA.ELA SE ESTABELECEU AQUI EM MINHA CASA.TENHO SANTUARIO LAR.E MARAVILHOSO.OBRIGADO JESUS E MARIA.