Coordenadores de três estados reunidos

2 de junho de 2015

Tempo de formação na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS).

coordenadoresKaren Bueno – O espírito de Família reina entre os 133 coordenadores que participam do encontro de formação neste final de semana, dias 30 e 31 de maio. São representantes de várias cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro que se reúnem à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para se atualizar e conhecer de perto as correntes de vida que motivam a CMPS neste ano.

A Sra. Neucinda Cheareli, de Cambé/PR, e a Sra. Maura Rodrigues, de São Pedro da Aldeia/RJ, parece que se conhecem há vários anos, e contam histórias de vida uma para a outra. “Foi obra da Divina Providência estar neste encontro, ele foi muito proveitoso para nós”, dizem.

A conquista do brilho da coroa dá o tom do encontro. Ir. M. Doralice de Sousa apresenta a palestra “Em tuas mãos, Maria da Aliança”, mostrando como se forma e se prepara uma pedra preciosa, passando pelas mãos do garimpeiro; da mesma forma Deus cria, prepara e molda cada ser humano para ser uma pedra preciosa em suas mãos, mas para isso é preciso deixar-se trabalhar pelas mãos do Pai. Um exemplo prático de personalidade que se deixou moldar é o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Ir. M. Doralice recorda as palavras do Papa Francisco – “A graça de Deus necessita somente de uma única pessoa para realizar grandes coisas na Igreja e no mundo” – sobre o Fundador e comenta como toda sua vida, desde a infância, foi um preparar para a grande missão da Aliança de Amor. O Pe. Kentenich teve Maria como Mãe e Educadora, que o formou a imagem de Cristo, de acordo com o plano de Deus.

A vivencia de sábado fala da corrente de coroação em Schoenstatt. Com danças e encenação, as jovens vocacionadas do Instituto das Irmãs de Maria contam como nasceu e cresceu essa corrente que é vida para toda a Obra. Durante o encontro há também a oportunidade de atualização sobre o Sistema Gabriel, que coloca a CMPS no mundo digital.

Ir. M. Franciane Castelani conduz a palestra “Forças fundamentais de Schoenstatt e sua atuação na Campanha da Mãe Peregrina”. Ela parte da frase do Pe. Kentenich que diz “Vejam como no trabalho do Sr. Pozzobon todas forças se tornam eficazes”. São várias forças fundamentais que sustentam o Movimento Apostólico de Schoenstatt, mas Ir. M. Franciane se concentra em duas delas: os três pontos de contato e a fé prática na Divina Providência. Aos missionário é essencial que estejam ligados aos três pilares do carisma schoenstattiano: a Mãe e Rainha, o Santuário e o Fundador. São elementos que devem ser levados para a vida e tudo isso com forte fé no atuar da Divina Providência, uma fé que se prova no dia a dia, nas coisas corriqueiras.

O envio missionário encerra o encontro, com a consciência renovada de que a cada um foi confiada uma grande tarefa que precisa de todo amor e atenção para acontecer de acordo com a vontade do Pai e sob o olhar da Mãe Três Vezes Admirável.

Mais fotos