Contigo Pai: Congresso de Outubro no Regional Sul

3 de novembro de 2015

Anunciamos o Deus da Misericórdia.

congresso sulIr. M. Rosequiel Favero – Cerca de 250 delegados da Família de Schoenstatt do Regional Sul estiveram reunidos de 23 a 25 de outubro junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, para o Congresso de Outubro, que reúne anualmente dirigentes e lideranças das comunidades do Movimento de Schoenstatt.

Neste ano, o Congresso de Outubro teve um ‘sabor especial’: era o primeiro do segundo século da história de Schoenstatt, ainda na luz das grandiosas celebrações do Centenário da Aliança em 2014.

Contigo, Pai: sob a luz do Ano Santo da Misericórdia…

Como não podia ser diferente, o Ano Santo da Misericórdia que iniciará em dezembro, projetou muitas luzes sobre as reflexões do Congresso: na conferência de Ir. Mariluci Cavalin, na abertura, na adoração eucarística e, principalmente, na vivência de sábado à noite.

E do jubileu dos 50 anos do retorno do Pai e Fundador do exílio

É incrível como a Divina Providência tece novamente os fios da história… justamente quando Schoenstatt celebra 50 anos do retorno do Pai e Fundador do exílio a Igreja proclama o Ano Santo da Misericórdia. Onde está a ação da Divina Providência? No fato de que, logo depois do seu retorno do exílio, o Pe. José Kentenich não se cansa de anunciar a ‘nova imagem de Pai’, rico em misericórdia, e a ‘nova imagem de filho’, consciente de sua miséria e, justamente por causa dela, consciente de ser amado pelo Pai.

Família em Aliança

Não só o Movimento de Schoenstatt esteve no centro das reflexões, mas especialmente sua missão para as famílias no tempo atual foi o tema de um painel apresentado por membros da União de Famílias de Schoenstatt ainda na tarde de sábado. O fato do Sínodo dos Bispos ser encerrado no mesmo final de semana do Congresso é mais um sinal da Divina Providência sobre a missão de Schoenstatt para as famílias. E muito se rezou pelo Papa e pelas famílias durante o Congresso.

Santidade e Missão: Schoenstatt em Saída!

Outro ponto culminante do Congresso de Outubro foi a reflexão sobre o ‘Congresso de Pentecostes’, em que delegados do mundo inteiro refletiram sobre ‘Schoenstatt pós-Centenário’ e suas conclusões expressas no documento final do congresso, em forma de memorando.

Na Santa Missa de encerramento, semelhante como aconteceu no Congresso de Pentecostes em Schoenstatt, cada participante recebeu e assinou uma cópia do memorando, como sinal de seu compromisso pessoal com a MTA, de colaborar que Schoenstatt, na e com a Igreja, se coloque em saída, para alcançar a todos em ‘todas’ as periferias da sociedade atual.

Mais fotos

Fonte: tabormta.org