Congresso Internacional sobre a Família

19 de janeiro de 2015

Brasileiro entre os representantes de Schoenstatt.

familiaElisabeth e Bernhard Neiser – Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, convidou os movimentos eclesiais para um congresso em Roma. A conferência é intitulada: “A vocação e missão da família na Igreja e no mundo de hoje”. O encontro visa lidar com as questões sinodais e trazer contribuições específicas para o cuidado pastoral das famílias, nesse período entre os dois sínodos, de outubro de 2014 e de 2015. Os participantes recebem um catálogo com 46 perguntas, que foi enviado para ser processado no âmbito do Congresso, dividido por grupos linguísticos. As questões são baseadas no “Relatio Synodi” do Sínodo dos Bispos, cujo tema foi “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.

Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização

Este documento diz: “Maria pode saciar a fome de humanidade e de vida, e por este motivo é invocada pelas famílias e pelo povo cristão. A pastoral e a devoção mariana constituem um ponto de partida oportuno para anunciar o Evangelho da família” (Ver ponto 61 da Relatio Synodi). O olhar cuidadoso dos bispos e o envolvimento de todo o povo de Deus, sob a ação do Espírito Santo e o exemplo da Sagrada Família, podem orientar-nos para encontrar caminhos da verdade e da caridade para todos (Veja o item 6 da Relatio). Este é o espírito do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, como ele mesmo diz na Carta de Santa Maria/RS.

O Congresso será realizado em Roma de 22 a 24 de janeiro e cerca de 260 pessoas participam. O Movimento de Schoenstatt será representado por oito casais de seis países:

Stella e Victor Dominguez, Paraguai
Maria Inês e José Eduardo Epele, Argentina
Pilar e Dr. Luis Jensen, Chile
Karin e Kuno Leibold, Alemanha
Alicia e Eduardo Monguillot, Argentina
Douglas Moser, Brasil
Elisabeth e Bernhard Neiser, Alemanha
Ingeborg e Richard Sickinger, Áustria
Rosa Maria e Josef Wieland, Alemanha

Fonte: schoenstatt.de