Começa o Congresso de Pentecostes

18 de maio de 2015

reunir os anseios e esperanças

abertura

Ir. M. Nilza P. da Silva – “Pai, eu te convido para estar conosco! Escreve por nós os impulsos desse Congresso…”, assim reza Pe. Ludwig Guthlein, acompanhado por mais de cem schoenstattianos, de 25 países, ao inciar o Congresso de Pentecostes, na Casa Pe. Kentenich, em Schoenstatt.

De 18 a 23 de maio, essa Equipe tem a missão de reunir as correntes de vida que brotaram do centenário e interpretar o que Deus deseja para os próximos anos, como elementos comuns, para a caminhada do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Pe. Patricio Moore, em nome do Coordenador do Presidio Geral, Pe. Walter Heinrich, acolhe aos presentes e Pe. Guthlein coordena evento, auxiliado por dois moderadores profissionais, que conduzem os trabalhos.

Estamos no lar…

É visível o esforço para que cada participante se sinta inteiramente no lar e seja livre para expressar o que pensa e toda a corrente de vida que surgiu em seu país. Os idiomas oficiais do Congresso são: alemão, inglês e espanhol. Uma foto do Pe. Kentenich, nosso Pai e Fundador, manifesta a sua presença. Também é trazida uma caneta, com qual Pe. Kentenich ajudou a escrever o livro “Santidade da vida diária”, Pe. Guthlein faz uma profunda oração para estar em meio a seus filhos e escrever ele mesmo as metas e pontos de unidade da Família, para os próximos anos.

A MTA é acolhida com todo amor e toma seu lugar especial nesse Cenáculo, no qual se implora constantemente o auxilio do Espírito Santo. As dinâmicas de acolhida motivam a apresentação das inquietações, anseios e esperanças que borbulha em cada país. Todos os que desejam tem sua vez para falar e podem fazê-lo em seu próprio idioma, pois a tradução simultânea possibilita que todos se entendam.

Unidos na Aliança de Amor

A tarde de abertura é coroada com a Santa Missa e renovação da Aliança de Amor, junto ao Santuário Original. A celebração, presidida por Pe. Bernd Biberger, Diretor Geral do Inst. das Irmãs de Maria, é acompanhada por cantos em vários idiomas. Cada um renova a Aliança de Amor, rezando a pequena consagração em seu idioma materno. Somos uma única Família, vários idiomas, diferentes culturas, mas uma só missão: ajudar a Mãe de Deus, a partir do Santuário, com o carisma de nosso Pai, a renovar o mundo. Vinde Espírito Santo…

Fotos: Ir. M. Nilza e Heinrich Brehm