Começa a Missão Jovem Tabor 2015

11 de julho de 2015

A Juventude assume o novo século de Schoenstatt.

prontaKaren Bueno – A Juventude Apostólica de Schoenstatt sai em missão pela sexta vez no regional Sudeste neste sábado, 11 de julho. A cidade de Itatiba/SP será sede da Missão Jovem Tabor 2015, que acontece na Paróquia Santa Rita de Cássia até o dia 18 próximo. O lema que motiva e inspira os missionários este ano é ‘Contigo Pai assumimos o novo século’, baseado no lema do ano da Família de Schoenstatt no Brasil e no anseio da Juventude de ser construtora dessa nova geração da Obra.

Cerca de 90 jovens, de 12 cidades e quatro estados, dedicam a semana de férias para caminhar de casa em casa levando a imagem da Mãe Peregrina. Alguns, inclusive, são de outros regionais brasileiros. Participam representantes de: Araraquara/SP, Atibaia/SP, Botucatu/SP, Caieiras/SP, Campinas/SP, Curitiba/PR, Londrina/PR, Louveira/SP, Mairiporã/SP, Poços de Caldas/MG, São José do Rio Preto/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Paulo/SP, São Sebastião do Paraíso/MG e Santa Maria/RS.

“Queremos levar não apenas a animação e o ardor missionário que sempre carregamos, mas a espiritualidade de Schoenstatt. Precisamos transmitir a palavra de Deus, a mensagem da Mãe para as pessoas que estão abertas e precisam recebê-la. Nesse novo século, queremos espalhar a semente da palavra de Deus para as famílias”, diz Síbila Landim, responsável pela espiritualidade de uma das comunidades.

Diego Banuth, reitor das missões, afirma: “Ser missionário neste novo século é levar a cultura da Aliança às pessoas, sendo luz para o mundo. Esperamos inflamar o coração de todos, promovendo a cultura do encontro baseada nos três pilares: verdade, caridade e justiça”.

Habitualmente, no Movimento de Schoenstatt, a missão acontece duas vezes na mesma cidade, e esta é a segunda vez que Itatiba/SP é sede: “Nas primeiras missões temos o intuito de plantar uma semente, e na segunda regá-la para colher os frutos. Muitas vezes acontece de não conseguirmos atingir todas as casas na primeira vez, e as pessoas esperam nossa visita, por isso procuramos voltar”, diz Síbila.

A última Missão Jovem Tabor já traz vários frutos para a Obra de Schoenstatt: Dois jovens selaram a Aliança de Amor e duas meninas fazem uma experiência vocacional no Instituto das Irmãs de Maria. “A juventude da Paróquia que missionamos é bem atuante, e para nós é muito importante que conheçam nosso carisma, selem a Aliança de Amor, isso é um presente para o novo século”, afirma Síbila Landim.

Novidade

Pela primeira vez, na Missão Jovem Tabor, serão formadas três comunidades – em geral são apenas duas –, o que é consequência do número de inscritos: “Deixamos a Divina Providência atuar. A princípio teríamos apenas duas comunidades, como acontece sempre, mas como a demanda e a vontade dos jovens em participar foi muito maior que a quantidade de vagas disponíveis, decidimos criar mais uma comunidade, porque talvez a Mãe esteja pedindo isso à nós. Precisamos deixar os hábitos e fazer a vontade de Deus, estar com o coração aberto para entender por quais caminhos a Mãe vai conduzindo-nos. Essa terceira comunidade é uma notícia muito boa que tivemos, pois com isso sabemos que mais pessoas serão atingidas”, se alegra Síbila.

Para o pároco da comunidade Santa Rita de Cássia, Pe. Genildo Gomes da Silva, é uma alegria receber os missionários: “A missão no ano passado foi um momento muito importante na comunidade porque fez crescer o vigor, e foi um ano muito proveitoso tanto para a paróquia como para mim. Esse ano espero que fogo que impulsiona e renova a juventude possa restaurar todas as famílias, os jovens e as crianças. O Papa Francisco sempre pede que a Igreja vá ao encontro dos irmãos, e com a missão eu vejo essa realidade, a Igreja indo ao encontro daqueles que tanto necessitam. Que a graça de Deus possa se realizar mais um ano na nossa paróquia com a Missão Jovem Tabor”.

  • Caroline Moraes

    Esterei em oração por vcs!
    “Quem hei de enviar, eis-me aqui, envia-me!