Começa a Assembleia Geral dos Bispos no Brasil

6 de abril de 2016

Os leigos sob o olhar da Igreja.

assembleia geral cnbbCNBB – Começa nesta quarta-feira, dia 6 de abril, o encontro anual do episcopado brasileiro. A 54ª Assembleia Geral da CNBB ocorre de 6 a 15 de abril em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. Este ano, o encontro aborda a missão dos leigos, com o tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”.

“A Assembleia é um momento muito precioso para nossa Conferência Episcopal e para as igrejas particulares. Trata-se de um espaço de oração, partilha, estudos e convivência fraterna. Durante esses dias, fortalecemos a comunhão entre nós bispos”, explica o Bispo Auxiliar de Brasília/DF e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner.

Entre os temas prioritários previstos estão a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país.

Programação

Este é o maior encontro do episcopado brasileiro. São esperados cerca de 320 bispos ativos e eméritos, dos 18 regionais da CNBB. Diariamente, os trabalhos da Assembleia Geral iniciam com celebração da Missa com laudes, das 7h30min às 8h45min, no Santuário Nacional de Aparecida, com transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.

“Esse momento da Missa nos ajuda a celebrar como Igreja. Todos os bispos, juntamente com os assessores e assessoras que participam da vida da CNBB e o povo de Deus, celebram na Casa da Mãe Aparecida. A força sempre vem da meditação e escuta da Palavra de Deus, mas também dos nossos gestos caritativos e misericordiosos. Tudo isso trazemos para a liturgia da Assembleia”, comenta Dom Leonardo Steiner.

Tema central

A reflexão do tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo” foi iniciada em 2014, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB. O secretário geral, Dom Leonardo Steiner, ressalta que nesta Assembleia o texto de trabalho será aprofundado, podendo ser aprovado como documento. O Bispo considera o momento importante para refletir sobre a presença dos leigos na Igreja e na sociedade.

“Os nossos leigos, queridos irmãos batizados, têm papel muito importante na Igreja por conta da vocação que receberam pelo Batismo e pela Crisma. São convidados a serem testemunhas de Jesus crucificado e ressuscitado”, diz.

Ainda de acordo com Dom Leonardo, os leigos têm a missão de dinamizar as comunidades, sob a orientação dos sacerdotes. “Eles estão presentes nos grupos, pastorais e movimentos da Igreja. Neste Ano da Misericórdia somos convocados a pensar a missão do leigo na sociedade, pois são eles que levam o consolo, a misericórdia, o cuidado para com os pobres, os necessitados”, pontua.

Acompanhemos com nossas orações e contribuições ao Capital de Graças os pastores da Igreja no Brasil.

Fonte: cnbb.org.br
54ª ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB