Com os pés no presente e o olhar no futuro

9 de março de 2015

Abertura do ano em Atibaia/SP.

atibaiaKaren Bueno – A Família de Schoenstatt de Atibaia/SP abre os trabalhos deste ano à sombra do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai. Integrantes dos ramos e comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt e missionários da Campanha da Mãe Peregrina se reúnem neste domingo, dia 8 de março, para iniciar as atividades, cultivando o espírito de Família.

O tarde de encontro começa com uma oração de abertura no Santuário, pedindo a condução da Mãe e Rainha para mais um ano de trabalho. Na sala de reuniões, os ramos vão se apresentando e contando como celebraram o centenário da Aliança de Amor – aos poucos forma-se um clima familiar, de integração entre todos.

Um vídeo recorda a celebração da Aliança em Schoenstatt e a audiência com o Papa Francisco. Em seguida, Ir. Lucia Maria Menzel explica as partes do lema da Obra de Schoenstatt no Brasil para este ano – “Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e missão”.

Ela comenta da centralidade do Pai Fundador na Aliança de Amor, por isso “Contigo Pai”. Para explicar melhor, mostra um vídeo da peregrinação do Símbolo do Pai pelo mundo todo. Como pontos chave desta parte do lema, Ir. Lucia Maria coloca três aspectos: o desejo de intensificar a corrente do Pai, o empenho por sua canonização e o resgate do homem e pai de família.

A Irmã recorda que somos uma única Família, uma Família em Aliança, e o quão forte isso se revelou no centenário, também que é preciso dar testemunho de tudo que é recebido no Santuário, com ousadia. Ela aponta três frases do Pe. Heinrich Walter durante o jubileu: Escolhemos o caminho de santidade; vivemos vínculos fortes e autênticos; estamos diante de uma decisão missionária.

Por fim, Ir. Lucia Maria afirma que a forma de Schoenstatt buscar a santidade é por meio da cultura da Aliança de Amor.

Com a mão no pulso do tempo

O ano é 2015, mas a perspectiva vai além. A proposta dos trabalhos em grupo é sonhar como deve ser o Movimento em Atibaia daqui a cinco anos. Os sonhos vão longe, a imaginação flui. Porém, o segundo passo dos grupos é apontar metas concretas para realizar esses sonhos.

Há muito por se fazer, as ideias borbulham entre a Família e o desejo de atrair mais e mais pessoas para experimentar as graças de Maria só aumenta. Algumas programações durante o ano são relembradas, com destaque para a ordenação sacerdotal do seminarista Júlio Fabiano Rodrigues, dos Padres de Schoenstatt, que será no segundo semestre. Ele é de Atibaia, e por isso todos os membros do Movimento na cidade já se prepararam para a solenidade, oferecendo seu Capital de Graças.

Todos os projetos, anseio, propostas da Família de Schoenstatt de Atibaia são depositados diante da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário. É ela que deve guiar os passos a partir deste começo de ano, indicando qual caminho a Família deve trilhar.

  • ana maria brandeburski

    Estimada Ir. Lucia Maria e Família de Schoenstatt de Atibaia !
    Acabamos de ler e não podemos nos omitir. Parabéns pelo lindo trabalho onde a família se une para crescer, saborear conquistas e planejar o passo a passo do cultivo da Vida em Aliança.
    Seu testemunho Ir. Lúcia é contagiante e certamente arrasta a família a cuidar carinhosamente do canteiro de obras que é nosso apostolado dentro do Movimento de Schoesntatt.
    Temos convicção que é na familia no pequeno e também na grande família de Schoenstatt que construimos nosso caminho de santidade, onde cultivamos vinculos fortes nos fortalecendo para assumir nosso grande desafio missionario.
    Que nossa Amável Mãe acolha todos projetos, anseios, propostas desta família ardorosa.
    “Contigo Pai, Família em Aliança: Santidade e Missão”
    Nosso carinho e orações. Evaldo e Ana Maria – Liga de Famílias de Porto Alegre