“Celebramos 90 anos, na Casa da Mãe!”

20 de julho de 2015

Diocese de Bragança Paulista celebra no Santuário

bragca

Ir. M. Nilza P. da Silva – Domingo, 19 de julho, é um dia de muita festa no Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Atibaia/SP! A diocese de Bragança Paulista, composta por 18 municípios, completa 90 anos de sua instituição e “a festa é na Casa da Mãe”, como diz o seu bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo.

“Sou ainda jovem nesta diocese e é uma alegria celebrar esse aniversário que outros prepararam”, diz o bispo. Ele revela celebrar essa festa significa “Recordar o passado e cultivar o presente com gratidão, fazendo com que nossa Igreja seja uma Igreja em saída, missionária, acolhedora e misericordiosa. Hoje, só temos que agradecer tantos bens. Quanto ao futuro, ele a Deus pertence. Queremos continuar esta obra que não é nossa, mas é de Deus. Estamos ainda muito felizes por estarmos aqui na casa da Mãe. Celebramos os 90 anos aqui na casa da Mãe Peregrina. Ela nos conduz a fazer tudo o que Ele nos disser!”

Um dia para comemorar

A programação da manhã inclui a acolhida no Santuário, Terço dirigido pela Infância Missionária, com vários testemunho e o show dos Cantores de Deus. A tarde começa com a animação da Banda “Vocare”, que prepara a todos para a Santa Missa.

Mais de 5 mil pessoas estão presentes para a solene Santa Missa, às 15 horas, presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Campinas/SP, acompanhado pelos bispos, Dom Sérgio, Dom Fernando Legal (emérito), Dom José Carlos Chacorowski, de Caraguatatuba/SP e Dom Jeremias Antonio de Jesus, de Guanhães/MG, juntamente de aproximadamente 70 sacerdotes.  Destes, seis foram ordenados neste ano. Pe. Celso dos Santos Neto, um dos neo sacerdotes, diz: “É uma alegria saber Deus me concede a graça do sacerdócio, justamente nesse momento festivo da diocese. Vejo isso como um sinal bonito que nos faz olhar para o passado com esperança no futuro, para que consigamos servir cada vez melhor a nossa Diocese de Bragança.”

Levar Cristo para todos os ambientes

A procissão  de entrada, com os símbolos de cada município e a entrada dos bispos, sacerdotes e diáconos, que descem em procissão desde a casa acima do Santuário, já abre os corações para o encontro de gratidão com o Deus da História. Uma bela imagem da Imaculada, padroeira da Diocese, ladeada por uma vela belamente ornamentada, revela que esses 90 anos está sob a proteção materna da Mãe de Deus. O coral Bel Canto, de Atibaia/SP, colabora para que a celebração solene tenha uma atmosfera muito sacral e a multidão se concentre na liturgia. Na homilia, Dom Airton  contempla o  tema do evangelho do bom Pastor, à luz da atualidade. Convida cada um a mostrar ao povo que há esperança, há um grande Pastor que realmente cuida de nós. Para isso, “façamos de nossos ambientes, ambientes do Senhor. Que possamos levar Jesus Cristo para todos os cantos da terra”, conclui.

Ao final, Dom Sérgio agradece a todos, especialmente às Irmãs de Maria por poderem celebrar aqui no Santuário, aos que prepararam esta solene liturgia e apresenta os seis neo sacerdotes como os maiores presentes recebidos neste ano jubilar.

Em seguida da Santa Missa, as pessoas não tem pressa para ir embora! A atmosfera de Tabor ajuda para que cada um se sinta em casa. Mas, é hora de missão! Da casa da Mãe, cada um segue para sua paróquia e comunidade, cada um parte para escrever a história, rumo ao centenário!