Celebração do centenário da Pedagogia de Schoenstatt

24 de novembro de 2012
Família de Schoenstatt e Colégio Mãe de Deus , em Londrina/PR
O Colégio Mãe de Deus e a Família de Schoenstatt, de Londrina, celebraram, em  27 de outubro, o Centenário da Pedagogia de Schoenstatt.
Há cem anos, Pe. José Kentenich, grande educador, realizou uma conferência no Seminário dos Padres Palotinos, em Schoenstatt, na Alemanha, marcando a fundação da Pedagogia de Schoenstatt atualmente aplicada por instituições de diversos países. Seu lema é: “Sob a proteção de Maria, queremos aprender a nos autoeducar, para nos tornarmos personalidades firmes, livres e sacerdotais”.
O Colégio Mãe de Deus, dirigido pelas irmãs de Maria de Schoenstatt desde sua fundação, foi o primeiro do mundo a adotar a Pedagogia de Schoenstatt na educação sistematizada. Muitos alunos foram educados no CMD por meio da Pedagogia de Schoenstatt e, hoje, são expoentes na sociedade e estão à frente de empresas, universidades e órgãos públicos. Durante o evento, a palestra do Prof. Luiz Carlos Mozzato contextualizou a Pedagogia de Schoenstatt, especialmente em sua aplicação no Colégio Mãe de Deus.
As cinco estrelas condutoras da Pedagogia de Schoenstatt (Pedagogia do Movimento, das Vinculações, da Confiança, do Ideal e da Aliança) foram exploradas por meio de  apresentações culturais e artísticas dos alunos do Colégio Mãe de Deus. Assim, alunos do Ensino Regular, Escola de Dança, Alemão, Ginástica Rítmica, Balé e demais cursos extraclasses, apresentaram-se com a temática das estrelas de cada pedagogia representada por uma cor. Também foi organizada uma feira com estandes em que cada ramo do Movimento de Schoenstatt presente apresentou seu segmento e suas atividades.
No final da tarde, o Arcebispo Dom Orlando Brandes celebrou a santa missa em comemoração ao Centenário da Pedagogia de Schoensttat, que foi finalizada com a coroação da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável no Santuário de Schoensttat. Assim a Obra de Schoenstatt renova o compromisso de aplicar a Pedagogia de Schoenstatt pelos próximos cem anos.
Fonte: CMD