Casa Schoenstatt Tabor: um lugar onde é bom estar

8 de maio de 2015

Para se hospedar bem pertinho do Santuário.

DSC08741Karen Bueno – O Santuário de Atibaia/SP recebe anualmente milhares de peregrinos de várias partes do Brasil e também de outros países. Para acolher toda essa gente, é preciso um local preparado, que ofereça hospedagem e refeições de qualidade – é para isso que a Casa Schoenstatt Tabor é criada e dedica tanto esforço.

“Esta Casa está em função, em primeiro lugar, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, para acolher seus membros. Mas ela é aberta também para romarias de peregrinos, grupos religiosos e pessoas que desejam se hospedar individualmente”, explica Ir. M. Sandra Regina Netto, superiora da Casa.

São 75 quartos – individuais, duplos ou triplos – e uma porção de salas, possibilitando a realização de jornadas, congressos, reuniões, retiros e outros eventos. Só no ano de 2014, cerca de 5.500 pessoas se hospedaram na Casa Schoenstatt Tabor, também conhecida como Casa do Movimento.

Onde todos são bem vindos

O ambiente religioso, em contato com a natureza, é convidativo para o silêncio e a reflexão: “Em geral, quem nos procura está buscando um tempo de meditação e oração”, diz Ir. M. Sandra Regina.

O público que visita o Santuário e se hospeda na Casa do Movimento é variado: “Recebemos muitos hóspedes avulsos, que fazem retiro individual ou tiram uns dias para descanso. Temos também retiros de cleros – em torno de 15 dioceses vêm anualmente –, então com isso a casa acolhe muitos padres, bispos e cardeais. Recebemos membros de outras comunidades religiosas, tanto femininas quanto masculinas. E vários reitores trazem os seminaristas para fazer retiro na Casa, alguns, inclusive, fazem seu retiro em preparação à ordenação diaconal nela. Há ainda alguns encontros de órgãos da CNBB, como a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada”, ressalta a superiora.

Pe. Gleidson Sousa Novaes, da Paróquia São José, em Perus-São Paulo/SP, se hospeda pela primeira vez. Para ele, “o ambiente é muito bom pela acolhida e pela espiritualidade, é propício para caminhada pelos jardins”.

O carisma de Schoenstatt em cada canto

Transmitir a espiritualidade de Schoenstatt é um dos objetivos da Casa de Retiros, ainda que de maneira singela, como explica Ir. M. Sandra Regina: “O próprio ambiente é uma escola. As pessoas perguntam dos quadros, querem saber do nosso Fundador – nós temos uma sala dedicada ao Pai, então muitos sacerdotes entram, olham seus dizeres, folheiam o álbum, leem algo sobre ele, vão entrando em contato e acabam perguntando sobre o Movimento, sobre o Santuário. É um apostolado do ser e das coisas que falam por si”.

“Este lugar não é simplesmente uma casa, é a Casa da Mãe, nós a encontramos no Santuário”, diz Pe. Armênio Nogueira, da Paróquia Santos Apóstolos, Jardim Maracanã-São Paulo/SP.

Por que “Casa Schoenstatt Tabor”?

“Porque nossa Província de Irmãs se chama Schoenstatt Tabor”, explica Ir. M. Sandra Regina Netto, e acrescenta: “Sempre fazemos o paralelo de que aqui deve ser como Schoenstatt”.

Outro ponto é que no Movimento Apostólico, a palavra ‘Tabor’ está muito relacionada com a acolhida – “Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui” (Mt 17, 4) –, trata-se de um lugar onde é bom estar. Isso é uma tarefa: “As Irmãs de Maria que vivem nesta Casa veem o Tabor como uma missão, elas querem ser uma presença de Maria para as pessoas que encontram, para que possam pensar: ‘é a Mãe de Deus hoje’. E muitos dizem que sentem essa presença de Maria na Casa”, aponta a superiora.

Desde 1993 o clero da região Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo/SP faz seu retiro na Casa, e em 2015 a avaliação sobre o local do encontro é mais uma vez positiva. O atual bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, comenta a beleza do lugar e afirma: “As Irmãs são muito acolhedoras, o cuidado que elas têm conosco é o mais importante, isso dá personalidade para a Casa”.

Os benefícios de se hospedar junto ao Santuário

Ir. M. Sandra Regina aponta algumas vantagens em se hospedar na Casa Schoenstatt Tabor: “O primeiro benefício é o contato com o Santuário; existem muitas casas de retiro, mas quantas têm um Santuário de graças? Ele é o coração e o motivo da existência de tudo que há em volta. Outro privilégio é fato de ser localizado na cidade de Atibaia, que tem um dos melhores climas do mundo. A parte de infraestrutura da Casa – alimentação, limpeza, quartos, etc. – é também muito boa, tudo é preparado com muito carinho e amor, são detalhes pequenos que fazem a diferença”.

Quando a romaria é agendada com antecedência e são passados os nomes dos hóspedes à recepção, seus nomes são colocados nas portas com saudações de boas vindas – são esses pequenos detalhes que Ir. M. Sandra Regina se refere que dão um “toque de Tabor” à Casa.

A Mãe e Rainha te espera

Pensando em viajar e tirar alguns dias de descanso? Uma boa sugestão para quem procura um lugar calmo, com um ambiente religioso e em contato com a natureza é a Casa Schoenstatt Tabor, em Atibaia/SP. As acomodações oferecem refeitórios, capelas, jardins e acesso à internet em todos os ambientes; o restaurante serve café da manhã, almoço, jantar, coffee break e chá noturno.

As romarias organizadas precisam entrar em contato com antecedência, pois as datas são concorridas, já as pessoas que desejam se hospedar individualmente podem ser encaixadas conforme a disponibilidade, explica a superiora da Casa.

A Casa de retiros fica junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, na Rodovia Dom Pedro, Km 78, em Atibaia/SP. O telefone para informações é (11) 4414-4212, celular: (11) 9.96376-2972, e-mail: retiros.atibaia@gmail.com. A Mãe e Rainha espera a todos para presentear-lhes suas ricas graças de abrigo, transformação e envio apostólico.