Caminhamos para a construção de um novo Santuário

8 de novembro de 2015

Uma conquista que é de todo o país.

ermida caieiras

Ermida da MTA em Caieiras/SP

Karen Bueno – Em Caieiras/SP um desejo antigo aos poucos vai tomando corpo e tornando-se realidade: muito em breve a cidade terá seu próprio Santuário da Mãe e Rainha. A conquista de anos da Família de Schoenstatt caminha para as finalizações e logo o projeto sai do papel e ganha forma, transformando o terreno da atual Ermida num Tabor das glórias de Maria.

O cuidado deste Santuário ficará nas mãos da Associação Apostólica Indivisa Christi, que responde juridicamente por ele. Junto com a associação e garantindo a vida espiritual está o Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, a comunidade que se responsabiliza por manter viva e fecunda a Aliança de Amor. “Todo Santuário precisa ter uma comunidade que garanta o espírito de Schoenstatt e a permanência da Mãe de Deus no local, que se preocupe com sua vida espiritual”, explica a Sra. Raquel Padilla, superiora do Instituto no Brasil.

No ano passado tanto a Presidência Nacional como a Presidência Internacional da Obra de Schoenstatt aprovaram a construção, o mesmo aconteceu na Diocese de Bragança Paulista/SP, cujo bispo e conselho diocesano liberaram a construção do novo Santuário, que será o segundo na Diocese, junto com o Santuário de Atibaia/SP.

Em que fase está a obra atualmente

A Sra. Raquel conta: “Estamos terminando toda a parte de infraestrutura mínima para podermos – as Senhoras de Schoenstatt – morar nesse lugar, para receber os romeiros e acolher todas as pessoas que visitam o local”.

Da conquista material do Santuário a Sra. Raquel explica: “Seguimos conquistando espiritual e materialmente alguns símbolos do Santuário, especialmente o tabernáculo, junto com toda Família de Schoenstatt. A Liga Feminina do regional também está conquistando especificamente o tabernáculo. As peças foram divididas pelos ramos em Caieiras, mas também existem pessoas ajudando que não são da cidade”.

O próximo passo da conquista é adquirir outros itens, como as janelas com vitrais e a moldura luminosa. A expectativa da Família de Schoenstatt de Caieiras/SP – confiando na ação da Divina Providência – é que o Santuário seja inaugurado ainda no próximo ano, 2016.

Milhões de Ave-Marias… já rezou hoje?

Na conquista espiritual do Santuário foi proposto um desafio que ganhou vida e excedeu as expectativas. A proposta era alcançar 15 milhões de Ave-Marias para o futuro Santuário de Caieiras. Resultado: atualmente a soma está em cerca de 18 milhões. E só aumenta.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode rezar uma Ave-Maria quando quiser (pode ser agora!!!) e marcar no formulário online: clique. É uma forma prática de vincular todos a essa conquista. Segundo as Senhoras de Schoenstatt, a nova meta pode ser 25 milhões e todos são convidados a colaborar.

Além das Ave-Marias os membros do Movimento rezam frequentemente a oração de beatificação do Pai e Fundador, pedindo sua intercessão para a conquista do Santuário.

Nosso Tabor, desde sempre

O terreno da Ermida já é um lugarzinho especial de encontro com a Mãe de Deus há tempos, onde se cultiva especial vinculação. Todo primeiro e terceiro sábado há Missa pela manhã – cada final de semana participa uma comunidade de Caieiras com seu pároco. Nos outros sábados tem a oração do Terço no mesmo horário. Além disso, o espaço já é bastante requisitado para retiros e encontros e é visitado por pessoas e grupos de peregrinos, tanto do Movimento de Schoenstatt como de outras pastorais e movimentos.

“Em Caieiras a Família de Schoenstatt não é muito grande, mas tem uma história, é antiga e tem muita riqueza nesse sentido. A história do Movimento na cidade, a profundidade, ajuda muito a motivar a conquista do Santuário”, diz Ana Christina Melquiades, Senhora de Schoenstatt. Recentemente o Bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo, fez uma visita pastoral à Ermida e futuro Santuário da Mãe e Rainha, deixando seu apoio à construção. No local ele celebrou a Santa Missa e passou toda a manhã junto aos membros da Associação Indivisa Christi.

Seguindo unidos no desafio de construir e manter um Centro de Schoenstatt, a Família de Caieiras tem um calendário anual de eventos, com atividades mensais para arrecadar fundos e não medem esforços para tornar seu sonho realidade. “Nossa Família de Schoenstatt é muito vinculada à Paróquia, os membros do Movimento estão inseridos nas pastorais, então o pároco nos apoia totalmente, ele está preocupado e vinculado para que nosso Santuário possa existir, isso é muito bom”, ressalta a Sra. Raquel.

Quem quer construir o Santuário?

Um Santuário de Schoenstatt é uma dádiva muito especial para a Família de Schoenstatt de todo o país, não somente para sua região, por isso é importante que ele seja construído por “milhões de mãos”. Todos podem ajudar de alguma forma nessa conquista.

A Capelinha precisa de investimento financeiro, mas também de uma base sólida de oração para se manter, nesse sentido todos podem colaborar, por isso as Senhoras de Schoenstatt ressaltam: “Gostaríamos de convidar toda a Família de Schoenstatt organizada, também os peregrinos, para que nos apoiem com suas orações, também aqueles que querem nos ajudar materialmente – todos podem fazer parte dessa história, de ambas as formas”.

Os que desejam colaborar materialmente podem falar com a Sra. Ana Christina Melquiades pelo e-mail: anamelq@gmail.com