Café com diálogo

12 de junho de 2016

Liga de Famílias de Schoenstatt, no Jaraguá, partilha suas vivências

capa

Sueli Vilarinho – No dia 5 de junho foi realizado o Café com diálogo na Liga das famílias do Jaraguá -São Paulo/SP, organizado pelo casal Sheila e Alex Formigoni, Liga de Famílias, participaram 17 casais, com a presença do Padre Vandemir Meister, e a Sra Raquel Padilla do Instituto das Senhoras de Schoenstatt.

Motivados pelo tema apresentado na Tenda da Aliança- Matrimônio e família- exposição realizada pela Polônia, durante o jubileu em Schoenstatt 2014, e reproduzido no Congresso jubilar em novembro de 2014 em Atibaia/SP.

O tema do diálogo
Pe. Vandemir deu início ao café com o tema a ser desenvolvido pelo casal. O casal se torna um anjo da guarda, um para o outro, que tudo participa, é aquele que dá a “privacidade da família”, um confia no outro em todos os assuntos que pertencem ao espaço familiar. O padre orientou que se tentasse não cair em temas do passado e sim ver a vida de um prisma futuro para que o futuro do casal se torne atrativo e possa gerar um impulso de vida.

A oração em casal
Casa casal recebeu um terço com reflexões orientadas para o diálogo: em cada Mistério se fazia uma reflexão de perdão e da vida em família. O terço era composto de uma foto e muitas pedrinhas para colar, o que gerou um alegre e descontraído momento em casal.

Frutos do Café com diálogo no matrimônio
Priscilla Macedo Gandra, esposa de André Gandra nos conta: “Foi uma experiência diferente, pois em casa falamos de tantas coisas e não falamos sobre nós mesmos. Essa reflexão não pode ficar em segundo plano e devemos parar para fazer mais vezes, revendo aquilo que não bom. Isso ajuda a ir em frente, sem mágoas e ressentimentos um como o outro. Também foi um momento de gratidão, de saber que estamos no caminho certo, estamos fazendo coisas boas juntos.” E acrescenta: “Esperamos ansiosos pela próxima data”.

Já nos fala o Santo Padre o Papa Francisco: “A família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar.” Também nós agora tomamos a sério este propósito.