Acertar os passos para missionar

24 de outubro de 2015

Que o memorando se torne vida!capa

Ir. M. Nilza P. da Silva – Esta é a ocupação dos participantes do Congresso de Outubro, em Atibaia/SP, nesta tarde de 24 de outubro. Reunidos em 13 grupos, trocam ideias, refletem sobre projetos e prioridades, tudo isso, após ler detalhadamente o texto do memorando, elaborado no Congresso de Pentecostes, em maio deste ano.

Na Assembleia, os grupos apresentam suas ideias e propostas concretas. Tornar o carisma do Pai mais conhecido, empenhar-se pela família e aprimorar-se no uso da mídia digital são temas que se destacam. Cada um pode dar sua opinião e propostas, para que as ideias do memorando se tornem vida em cada local.

Na santa missa, presidida pelo neo sacerdote Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, acompanhado pelo Pe. José Fernando Bonini e Pe. Vandemir Meister, o tema de reflexão é o exemplo de vida de nosso Pai, em analogia com os profetas e o tema da liturgia escolhida para o momento, Maria Mãe da Unidade. “Hoje, vimos como o Pai é profeta”, diz Pe. Julio Fabiano em sua homilia, “ele só pode agir assim porque estava sempre unido no coração de Deus. Ele confiou menos na diplomacia e mais na Divina Providencia… Sua missão é nossa missão.” O padre comenta sobre sua vocação e o sentimento de predileção que o acompanha. “Deus quer construir com nossa pequenez. Aprendamos do Pe. Kentenich a interpretar os sinais dos tempos atuais e oferecer respostas.”

Em seguida da celebração, junto a estátua do Fundador, os participantes assinam o memorando, se comprometendo em unir-se para que suas indicações se tornam vida. O dia termina com um jantar festivo e familiar, no qual a imagem do Pe. Kentenich é acolhida com grande júbilo, celebrando os 50 anos de sua reabilitação do longo tempo  de exílio.

Nota: atualizado em 25 de outubro, às 17h15min