Abre-se a Porta da Misericórdia em Santa Maria

21 de dezembro de 2015

Um novo tempo inicia, um tempo de misericórdia.

misericordia porta santaIr. Maria Francisca dos Santos Alves – No início da noite de 17 de dezembro de 2015, Dom Hélio Rubert abre, em solenidade campal, a Porta do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, como Porta Santa para este Ano Jubilar da Misericórdia!

A cerimônia inicia em frente à Casa Provincial das Irmãs de Maria de Schoenstatt com a acolhida dos celebrantes e especialmente ao Arcebispo, feita por Ir. M. Lillian Goerck, superiora provincial, que, dentre outros, conta a Dom Hélio sobre as muitas atividades realizadas no Santuário e promete a oração dos membros do Movimento, por ele e pela Arquidiocese. Dom Hélio explica o significado do Ano Santo da Misericórdia e a alegria de ter na Arquidiocese quatro Portas Santas jubilares.

porta santa

A cerimônia prossegue com a leitura dos primeiros parágrafos da Bula “O rosto da misericórdia”, em seguida todos saem em peregrinação pelo estacionamento e pela calçada, entrando pelo portão principal do Santuário.

Dom Hélio bate na Porta do Santuário e a abre, sendo o primeiro a passar pela `Porta Santa`! Os sacerdotes o seguem e o restante da assembleia também. É impressionante o clima de oração e verdadeira unção que se cria em torno do Santuário, ao som do canto “Senhor quem entrará no Santuário…”.

Como são muitas pessoas, é preciso repetir o canto e até cantar o Hino do Ano Santo. O silêncio e a piedade impressionam muitos e até Dom Hélio propõe que se continue a celebração enquanto as pessoas passam pela Porta Santa.

É uma celebração muito bonita! Na homilia o Arcebispo enfatizou as obras de misericórdia e as condições para receber a indulgência plenária das penas dos pecados. Depois da celebração a Família de Schoenstatt ainda permanece junto ao Santuário e a Juventude Apostólica canta agradecendo por este novo tempo que começa.

Mais fotos

Fonte: tabormta.org