À sombra do Santuário, formadores e reitores

20 de junho de 2016

Encontro Anual da Osib,CNBB Sul 1osib1

Ir. M. Nilza P. da Silva – Formadores dos Seminários Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia de várias dioceses do Regional Sul 1 da CNBB – estado de São Paulo – se reuniram junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, de 13 a 16 de junho, para captar-se ainda melhor sobre a formação de novos sacerdotes e diáconos para a Igreja. O tema que guiou os estudos e discussões foi: Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do contexto sócio-eclesial atual.

Trata-se da 30ª. Assembleia é promovida pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Entre os convidados estiveram o assessor da assembleia, Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arq. de São Paulo; o presidente dos Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e bispo referencial da OSIB, Dom Paulo Roberto Beloto, bispo da Dioc. de Franca/SP e o presidente da OSIB estadual, Pe. Leandro dos Santos, da Dioc. de Taubaté/SP.

Como explica Pe. Leandro, a Assembleia Regional é muito importante, pois “É um grande momento de troca, temos muitos para aprender, ensinar e trocar experiências, oportunidade única para que essa assembleia cumpra o seu objetivo, de rearticulação e reorganização dos trabalhos de serviços que a OSIB pode oferecer aos formadores dos nossos seminários.”.

Durante a assembleia os participantes, junto a Escola de Maria, o Santuário da Mãe e Rainha, puderam também identificar os objetivos e desafios da reestruturação das linhas da OSIB no regional Sul 1. Para isso também serviram os momentos de partilha. “Cada formador pode fazer sua apreciação sobre o tema exposto naquele momento de partilha e ideias”, diz o coordenador da OSIB.

Ele faz um balanço positivo da assembleia. “A OSIB através desta assembleia conseguiu atingir seus objetivos: favorecer a participação dos formadores do estado de São Paulo e articular os próximos trabalhos e atividades que a Presidência organizará nos próximos anos”.

No encerramento do encontro o bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio A. Colombo que presidiu a santa missa.

Informações: Renato Papis. Foto: Divulgação.