A celebração da misericórdia na Santa Casa

15 de janeiro de 2016

Um Natal entre anjos.

santa casaIr. Miriam Heinen/Karen Bueno – A Família da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina/PR) em sua ação espiritual a caminho do Natal deixa-se inspirar pelas mensagens do Papa Francisco, esforçando-se para ser como pequenos anjos de misericórdia, testemunhando o amor sem fim de Deus Pai a todos que servem com seu trabalho.

Seguindo as mensagens distintas da “Raspadinha do Advento”, que motivavam à conquista do enxoval para o Menino Jesus, toda a equipe da ISCAL procura transformar suas ações espirituais em gestos concretos de solidariedade, arrecadando peças para crianças recém-nascidas. No dia 9 de dezembro, às 16 horas, inicia a Novena de Natal com a peregrinação da imagem de Maria e São José pelos setores. Todo o conteúdo dos nove dias fala sobre o Ano da Misericórdia, estimulando a serem “misericordiosos como o Pai”.

A grande noite de celebração dos colaboradores do hospital acontece no dia 16 de dezembro, na Capela do Colégio Mãe de Deus. Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina, preside a Santa Missa, falando na homilia sobre a Misericórdia aplicada ao trabalho concreto junto aos enfermos.

A liturgia festiva é acompanhada com hinos de Natal, entoados pelo coral da ISCAL e por membros do Coral Unicanto, dando um tom singular à celebração. No ofertório, como os Reis Magos, são ofertados o Pão e o Vinho, também as peças recolhidas como gesto concreto de amor e solidariedade, oferecidas posteriormente para crianças carentes do Hospital Infantil Sagrada Família.

Os anjos têm nomes

Após a Sagrada Comunhão, a direção do hospital realiza uma homenagem a todos os colaboradores da Santa Casa, chamados “Anjos da Misericórdia”. Toda gratidão é dedicada àqueles que empenham suas vidas pelo cuidado dos enfermos, garantindo uma cultura de Aliança em meio aos desafios da saúde pública brasileira. Dr. Fahd Haddad, superintendente da ISCAL, apresenta o valor das doações recolhidas em 2015, tornando transparente a colaboração de corações solidários.

Com palavras de gratidão aos funcionários aposentados neste ano e a mensagem natalina do
provedor da Iscal, Dr. José Cyrillo Silveira Mendes, segue a benção solene. Ao som do Hino “Natal Branco”, todos retornaram para suas casas repletos de gratidão, levando as graças desta celebração festiva aos familiares, para um Santo Natal de misericórdia.

Mais Fotos