50 mil homens rezam o Terço em sua romaria nacional

22 de fevereiro de 2016

“Atrairei a mim os corações juvenis”.

aparecida terço dos homensKaren Bueno – Neste final de semana cerca de 50 mil homens participam, em Aparecida/SP, da 8ª Romaria Nacional do Terço dos Homens à Basílica Nacional da Padroeira do Brasil. O encontro reúne vários grupos do Terço, muitos deles vinculados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt por meio do Terço dos Homens Mãe Rainha.

Parece até uma nova onda da moda, mas é muito mais, é a vinculação e o amor à MTA que faz milhares de homens levarem no peito – estampado nas camisetas, chaveiros, bonés, etc. – a imagem da Mãe Três Vezes Admirável. Não precisa andar muito para se deparar com a estampa da Mãe e Rainha. Sua presença na Basílica recorda as várias faces de Maria, tão amada e querida pelo povo brasileiro, em todos os seus títulos.

A romaria deste ano traz como tema ‘Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé!’. Ele inicia na sexta-feira a noite, dia 19, com a Santa Missa. Durante toda madrugada os homens permanecem em vigília ao Santíssimo, se revezando para rezar.

terço dos homens

No sábado, às 11 horas, eles acompanham a Santa Missa presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens. “Vocês não podem imaginar o fervor que a gente presencia e vivencia aqui no Santuário Nacional quando acontece a Romaria do Terço dos Homens. São pessoas que vêm de várias partes, mas todas se sentindo parte de uma única família, a família de Deus, de Jesus Cristo, reunidos na casa da Mãe”.

Sobre o tema do encontro, ele explica: “O que tem a ver o Terço, a oração do Rosário, com o Evangelho? Seria o caso de perguntar: quais são os efeitos evangelizadores da oração do terço? Meus caros irmãos, qualquer um de vocês, qualquer um de nós poderia responder com facilidade. A oração do Rosário é uma contemplação dos mistérios do Evangelho. Nós escolhemos vinte pontos importantes do Evangelho para meditar na companhia de Maria, à luz do seu olhar, ao som de sua voz. Nós rezamos, pronunciamos palavras que ela pronunciou, nós rezamos ouvindo palavras que foram ditas a ela e, assim, meus irmãos, nós meditamos sobre a vida de Cristo, sobre os mistérios de Cristo expressos no Evangelho. Poderíamos dizer que rezar o rosário completo é como ler um resumo de todo o Evangelho”.

50 mil homens x 50 Ave-Marias

À tarde o pátio da Basílica é tomado por um mar de homens com o Terço nas mãos. São 50 mil filhos sob os pés da Mãe. Fazendo as contas, 50 mil homens rezando o Terço equivale a 2.500.000 vezes o nome de Maria sendo saudado. Não há como descrever esse momento, diz o Sr. Diógenes Lazarim, do Terço dos Homens Mãe Rainha de Tremembé/SP: “Foi lindo, muito mais que emocionante, foi impressionante, parecia que a Igreja estava vibrando, que tremia, foi muito emocionante”.

Os representantes do THMR de Brasília/DF, do Santuário Tabor da Esperança, levam quatro ônibus a Aparecida para a Romaria. “Esse encontro é uma grande explosão do Espírito Santo, por meio de Maria, no nosso país. Sentimos que a cada dia essa romaria aumenta o exército da Mãe, para esse Brasil que tanto precisa”, diz José Feitosa de Carvalho. Além disso, ele explica: “Esse encontro é excelente para a motivação dos integrantes, porque às vezes eles rezam em grupos de 15 a 20 homens e quando chegam a Aparecida, vêm aquela multidão, voltando diferentes de lá”.

Rumo a Belém

Enviados em missão, o próximo grande encontro do THMR acontece em Belém/PA no mês de maio. As inscrições estão abertas e todos são convidados para o grande congresso do Terço dos Homens com a espiritualidade de Schoenstatt. Para mais informações e para participar acesse: thmrbelem2016.com.br

Você encontra mais dados sobre o THMR no site tercodoshomens.org.br