30 mil pessoas a caminho do Santuário

27 de novembro de 2015

Peregrinação anual em Santa Cruz do Sul/RS.

romaria santa cruz do sulKaren Bueno – A tradicional Romaria de Schoenstatt, que está em sua 39ª edição, leva 30.000 pessoas ao Santuário da Mãe e Rainha em Santa Cruz do Sul/RS neste ano, realizada no dia 22 de novembro. O percurso da Romaria, com cerca de 3,5 quilômetros, é percorrido a pé com grande entusiasmo e a multidão expressa de diversas maneiras o grande amor que dedica à Mãe Três Vezes Admirável.

Logo pela manhã há uma grande concentração de pessoas na Igreja São José, que seguem caminhando rumo ao Santuário. O lema que os acompanha nesse ano é “Com a Mãe e Rainha, santidade na família, paz para o mundo”. Pouco antes da chegada ao Santuário, no cruzamento entre a BR-471 com a RSC-409, os peregrinos encontram-se com outro grupo de romeiros, vindo da cidade de Vera Cruz/RS, e uma grande massa se coloca em unidade a caminho.

Alguns textos são lidos durante a caminhada, levando a refletir sobre o tema deste ano. Ir. M. Clarissa Konrad explica melhor cada parte do lema: “Colocamos ‘Mãe e Rainha’ por ser o título da imagem da MTA, já que completa cem anos desta imagem no Santuário. ‘Santidade na família’ foi incluído por causa do Encontro Mundial das Famílias e do Sínodo dos Bispos e ‘Paz para o mundo’ porque no Brasil, até o Natal, celebramos o Ano da Paz, também pela situação complicada que o mundo vive”.

Rumo à Imaculada, Mãe da Igreja

A multidão se aproxima do Santuário em festa. Uma das formas mais visíveis de expressarem o amor a Mãe de Deus é por meio de flores – o Santuário fica repleto delas, é uma verdadeira “romaria da primavera”, ainda que a peregrinação não tenha esse nome. Algo marcante nesse dia é o grande número de confissões, já preparando todos para o Advento e o Ano Santo da Misericórdia.

Depois de um breve momento de descanso e quando todos estão acomodados inicia a Santa Missa, presidida pelo Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul, Dom Sinésio Bohn. Ele acolhe alegre a todos e na homilia conta algumas historinhas, ressaltando a maternidade e o cuidado de Maria com cada um. Dez sacerdotes concelebram a Eucaristia.

A 39ª Romaria de Schoenstatt termina ao final da Santa Missa, num clima alegre e familiar de Tabor. Aos poucos os peregrinos deixam o Santuário Imaculata Dilexit Ecclesiam, na confiança de retornarem no próximo ano quando experimentarão o amor misericordioso do Pai de maneira muito concreta ao atravessarem a Porta Santa do Ano Jubilar.

Com informações de: riovalejornal.com.br