2015: Um ano de jubileus

31 de dezembro de 2014

Conheça as comemorações do Movimento no novo ano.

santuario_alemanhaKaren Bueno – Em 2015 há muita festa a se comemorar no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ainda em ritmo jubilar pelo centenário da Aliança de Amor, a Família celebra datas festivas especiais.

Acompanhe as principais celebrações no Brasil e no mundo:

100 anos da entronização do quadro da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário Original

A capelinha do Vale de Schoenstatt, onde o Pe. Kentenich e os jovens congregados selaram a Aliança de Amor com Nossa Senhora, ganha uma imagem de Maria no ano de 1915.

O quadro foi adquirido por um professor do seminário de Schoenstatt. Ele sabia que o Pe. José Kentenich e os jovens haviam conquistado uma capelinha para Nossa Senhora e gostariam de ter uma imagem que expressasse a beleza de Maria.

A imagem é entronizada no Santuário recém-fundado e recebe o título de Mãe Três Vezes Admirável. Saiba mais.

80 anos da chegada das primeiras Irmãs de Maria ao Brasil

Em 1935 chegam as 12 primeiras Irmãs de Maria de Schoenstatt ao Brasil, enviadas pelo Fundador. “Partimos de Schoenstatt e levamos a cruz. Tomamos também uma segunda coisa conosco, isto é, o nosso pequeno Santuário. Este pequeno Santuário será um lar para nós. Aqui temos nosso abrigo espiritual. Mater perfect habebit curam – A Mãe terá o perfeito cuidado”, dizia Pe. Kentenich ao envia-las.

As primeiras Irmãs aportam em Santos/SP no dia 10 de junho de 1935, e se dirigem para o norte do Paraná, onde passam a residir. Com elas vem a consolidação do Movimento em solo brasileiro, que já era sonhada e almejada por Pe. Maximo Trevisan – pallotino do Rio Grande do Sul que conhecia a Obra fundada pelo Pe. Kentenich.

75 anos da Juventude Feminina de Schoenstatt no Brasil

A Juventude Feminina de Schoenstatt celebra os 75 anos de atividades no Brasil com um encontro nacional. A reunião das jovens será em Londrina/PR, cidade onde tudo começou.

Nesses 75 anos de história, destaca-se a descoberta do ideal nacional do ramo: “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo”; também a descoberta do símbolo nacional. Como presente por esse jubileu, as jovens buscam, entre outras coisas, criar um hino da Jufem Brasil.

65 da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

João Luiz Pozzobon recebe a imagem da Mãe e Rainha no dia 10 de setembro de 1950. Neste ano ele inicia uma peregrinação com a imagem, que dura 35 anos, percorrendo 140.000 quilômetros.

Há 65 anos a Mãe e Rainha visita os lares de incontáveis famílias no mundo todo, estendendo as graças do Santuário a todos eles. Em muitos lugares celebra-se esse jubileu. Em Atibaia/SP é preparada uma grande concentração de missionários da Campanha no dia 13 de setembro, que renovam o compromisso de ser um “novo Pozzobon” nos dias atuais.

50 anos de fundação do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt

O Instituto dos Padres de Schoenstatt tem como data de fundação o dia 30 de agosto de 1965, quando o Fundador deu uma palestra aos sacerdotes da então chamada ‘Nova Comunidade’.

Este Instituto foi a última comunidade fundada pelo Pe. José Kentenich, e recebeu bastante incentivo do Vaticano, que deu a aprovação canônica antes mesmo de o Fundador pedi-la. Cerca de 20 países têm a presença dos sacerdotes schoenstattianos. No Brasil os quatro regionais são assessorados por eles. Saiba mais.

Um ano especial

Sem dúvidas, 2015 é um ano especial para toda Família de Schoenstatt, que ainda experimenta as graças do centenário da Aliança de Amor. Mais do que nunca é tempo de reassumir a missão, de construir o próximo século com ousadia. É ano de tornar vivo o lema: “Contigo Pai, família em Aliança: santidade e missão”.

  • Jane Santos Lilian

    AMÊM…