1º Congresso Internacional Schoenstatt de Educação

21 de janeiro de 2016

Abordagens e Inovações educacionais.

MÃE DE DEUS logomarca congresso - 2Karen Bueno – De 23 a 27 de agosto de 2016 o colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, sedia o 1º Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais e o 1º Fórum Internacional da Pedagogia de Schoenstatt. Os eventos são voltados para diretores, coordenadores, estudantes, pesquisadores, técnicos, professores e demais profissionais envolvidos com educação.

O objetivo do Congresso é integrar as instituições culturais e escolares de educação, do ensino básico ao superior, para crescimento e inovação mútuos. O Fórum apresenta, discute e aprofunda a Pedagogia Kentenichiana com o lema “Na Cultura da Aliança, uma educação transformadora, caminho para a formação humana”.

Segundo representantes do colégio, a finalidade do Congresso é promover o debate em caráter científico, produzir publicação para periódicos e anais e aprofundar os conhecimentos sobre a aplicabilidade da Pedagogia de Schoenstatt, proposta pelo Pe. Kentenich.

O encontro internacional recebe representantes da Alemanha, Argentina, Chile e Espanha, entre outros países das Américas e da Europa. São direções de colégios e instituições schoenstattianos principalmente, que promovem a cultura da Aliança por seus métodos educacionais. Entre esses colégios a proposta é formar uma rede colaborativa, gerando maior troca de experiências entre os estudantes, docentes e gestores.

Para realizar o Congresso e o Fórum, o colégio Mãe de Deus une-se aos programas de mestrado e doutorado em Educação de três instituições de ensino superior: UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unopar (Universidade Norte do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Assim, os participantes recebem certificado científico pela participação no encontro.

Os temas abordados durante o Congresso Internacional querem também tornar mais conhecida a Pedagogia de Schoenstatt, que tem como base as cinco estrelas condutoras: aliança, confiança, ideal, movimento e vinculação.

Pioneirismo

DSC08940

O Congresso promovido pelo colégio Mãe de Deus celebra os 80 anos da escola e, com isso, os 80 anos da Pedagogia Kentenichiana aplicada ao ensino regular fora do seminário. O Mãe de Deus, fundado pelas primeiras Irmãs de Maria que chegaram ao Brasil, foi o primeiro colégio schoenstattiano no mundo. Toda a riqueza de formação que as Irmãs aprenderam com o Pai e Fundador elas transformaram em empenho no ensino para as crianças e adolescentes. Hoje são inúmeras instituições que utilizam a Pedagogia do Pe. Kentenich em diversos países, tanto no ensino infantil e regular como no ensino superior.

As inscrições para o Congresso ainda não foram abertas. Mais informações pelo e-mail: congressointernacional@maededeus.edu.br / maededeus.edu.br.

Carta Convite do evento